Água com limão. Sim, ou não?

22 de janeiro de 2016 - Por: Redação

Beber água com limão pela manhã antes do desjejum caiu no gosto das mulheres. Nesta onda das musas fitness, como Gabriela Pugliesi, a bebida está fazendo a cabeça de quem quer perder peso.

De acordo com a especialista em nutrição clínica funcional e fitoterapia do Instituto La Beauté, Amanda Cristina de Oliveira, o limão é, sem dúvida, uma fruta riquíssima em compostos benéficos que podem contribuir para a perda de peso, mas alerta que é preciso tomar cuidado com essas promessas. “A fruta sozinha não tem esse efeito emagrecedor. Por mais que muitos busquem atalhos, a fórmula para perder peso é bastante conhecida: reeducação alimentar e prática de exercícios físicos”.

Como o limão é rico em fibra pectina, a fruta ajuda a moderar os desejos exagerados de comer. Estudos demonstram que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina tendem a perder peso mais rapidamente. “Ao alcalinizar os fluidos corporais, contribuímos para um melhor funcionamento do organismo e da saúde em geral”, explica Amanda.

COMO INGERIR

A água com limão sem açúcar ou adoçante pode ser consumida diariamente quando inserida dentro de um planejamento alimentar saudável e equilibrado. “O limão possui função detoxificante, imunológico e antioxidante. Basta um limão ao dia para alcançar todos os benefícios dessa fruta”, ensina a profissional.

“A água com limão pode ser o primeiro alimento do dia, para que a digestão se foque nela. Esse momento também é propício para a detoxificação. O jejum potencializa a ação. Lembrando que a bebida não deve substituir o café da manhã”, afirma.

Com relação à temperatura da água, Amanda complementa que “o corpo tem mais facilidade em digerir líquidos mornos, já a água fria dá mais trabalho porque é preciso gastar energia para aquecê-la”. De acordo com a nutricionista funcional,  na medicina tradicional chinesa a água morna é um artifício para equilibrar o organismo. “O corpo sempre tende ao equilíbrio. Quando você toma algo quente, ele tende a esfriar. Se for gelado, ele vai esquentar”.

OUTROS BENEFÍCIOS

O suco de limão ajuda a eliminar os materiais indesejados e as toxinas do corpo. Em parte, porque aumenta a quantidade de vezes que urinamos. Por isso, ao tomar suco de limão, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário.

O limão é uma das fontes mais ricas em vitamina C, a qual tem papel imunológico, antibacteriano e antiviral, fortalecendo desta forma nossas defesas. Esta vitamina também atua na produção de colágeno e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens.

Rico ainda em flavonóides, potentes antioxidantes que combatem radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Related Post


Viver no digital

Loading...