O poder das frutas vermelhas

Conheça seus benefícios e aproveite para incluir no lanche

22 de fevereiro de 2016 - Por: Redação


Grandes fontes de oxidantes, as frutas vermelhas alçaram o status de superalimentos, e não é à toa. Amoras, framboesas, morangos, cereja, uva escura e romã são alguns exemplos, mas nessa categoria entram quaisquer frutas com cascas que vão do vermelho ao arroxeado, como explica a nutricionista Maria Inez Fuentes, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Uma boa dica é colocar as frutas vermelhas em saladas de frutas ou misturadas em iogurtes”, sugere a especialista. Ótima sugestão para um lanchinho da tarde ou sobremesa não? A doutora ainda explica que, para que todos os nutrientes dessas frutas sejam aproveitados, é preciso consumi-las in natura, ou seja, na forma de polpa congelada ou desidratada.

Conheça os benefícios de algumas frutas vermelhas:

Romã

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A romã é cheia de nutrientes, possui propriedades terapêuticas que beneficiam a saúde e a beleza de quem a consome. Sua polpa é rica em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a eliminar o LDL (mau colesterol).

Mirtilo

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Apesar de ter cor azul, o mirtilo pertence à família das frutas vermelhas e é um fruto que contém muitos antioxidantes, que consistem num grupo de minerais e vitaminas. O consumo traz benefícios à nossa saúde, como melhoras a memória e coordenação motora.

Goji Berry

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A Goji Berry tem origem no noroeste da China e do Tibete. Além de serem ótimas fontes de antioxidantes, são fontes de minerais e vitaminas como ferro, selênio, zinco, fósforo, cobre e das vitaminas do complexo B como B1, B2, B6 e vitamina E. Têm efeito protetor contra doenças cardiovasculares e inflamatórias.


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