A magia dos tapetes na decoração

Seja clássico, moderno, sofisticado ou feito à mão, os tapetes sempre estão na moda

21 de março de 2016 - Por: Redação

Quem adora decoração sabe que tudo precisa se complementar em um ambiente e isso envolve também o tapete para compor um espaço. Além de trazer conforto e aconchego, esse item valoriza o décor. Seja clássico, moderno, sofisticado ou feito à mão, os tapetes sempre estão na moda.

Alto padrão

Verdadeiras obras de arte, os persas são sinônimos de luxo e combinam trabalho manual e uso de matérias-primas naturais. “Os tapetes persas são artigos que têm uma grande fama por sua durabilidade e acabamento impecável. São peças feitas de lã ou seda e podem demorar anos para serem concluídas, por isso são artigos que passam de geração para geração,” explica o empresário Edilson Charneski, proprietário da Casanova Mercês.

Os tapetes persas são produzidos no Irã e recebem o nome das aldeias, cidades ou distritos onde foram fabricados. “Gosto muito de ir a esses lugares para encontrar peças diferenciadas. Viajo anualmente também para Paquistão, Índia, Turquia, Estados Unidos e Europa para garimpar os melhores modelos do mundo”, conta.

Edilson Charneski, proprietário da Casanova Mercês, dá dicas de como usar tapetes na decoração

Edilson Charneski, proprietário da Casanova Mercês, dá dicas de como usar tapetes na decoração

Elevando o nível

Além desses tapetes, que representam o que existe de mais luxuoso no mercado, é possível produzir modelos ainda mais exclusivos. São peças confeccionadas de acordo com a preferência de desenho, cor e dimensão, incluindo a escolha da matéria prima. “É um investimento pela sua raridade, afinal, apenas uma peça dessas vai existir no mundo”, conta Edilson. O empresário explica que peças assim combinam com ambientes clássicos e também modernos, valorizando a decoração.

decoração_tapetes3

Versatilidade

Nem só de tapetes persas e de alto luxo é feita a decoração de uma casa. Peças com valor mais acessível estão disponíveis no mercado e oferecem diversas possibilidades. De desenhos clássicos a modernos, dos artesanais aos industrializados, de pele natural a tecidos sintéticos, a diversidade é infinita.

A personalização é a aposta de muita gente para deixar a casa com identidade própria, pois atualmente quase tudo é possível. “Os tapetes e carpetes personalizados oferecem inúmeras possibilidades, que vão desde a escolha das cores até a altura e dimensão ideal para cada projeto”, finaliza.

COMO ESCOLHER O TAPETE IDEAL

decoração_tapetes4

A hora certa

Deixe para escolher esse acessório por último, pois ele deve dialogar e harmonizar com todo o ambiente, como o piso, parede, cortina e sofá.

Textura

Opte por tapetes felpudos e altos em lugares como sala de estar e quarto, pois transmitem conforto. Já os mais finos combinam com sala de jantar, corredores, cozinha e banheiro.

Posição

O mais indicado é que as pontas fiquem embaixo do sofá, assim ele fica fixo, evitando acidentes e integrando os objetos que estão sobre ou perto dele.

Tamanho

O que deve ser levado em consideração é a proporção. Se está proporcional ao ambiente, combinou!

Related Post


Viver no digital

Loading...