5 dicas para manter o colesterol equilibrado

Controle o colesterol com alimentação saudável e exercícios físicos

4 de abril de 2016 - Por: Redação

Alimentação saudável_5 dicas para manter o colesterol equilibrado

O colesterol é um tipo de gordura essencial para que os órgãos do corpo funcionem bem. Porém, quando em excesso no sangue, é prejudicial à saúde e pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardíacas, que são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A boa notícia é que é possível controlá-lo com a alimentação e exercícios físicos.

Para a nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi, Doutora em Cardiologia – InCor USP, muitas pessoas só percebem que estão com o colesterol alto quando sofrem um ataque do coração ou AVC. Portanto, é imprescindível consultar um médico regularmente, realizar exames de rotina, cuidar da alimentação e praticar atividade física.

CUIDADOS ESSENCIAIS

A profissional elencou os cuidados primordiais para quem quer controlar a taxa de colesterol:

Exercícios aeróbicos

Atividades físicas como caminhar, correr e andar de bicicleta ajudam a elevar a concentração sanguínea de HDL, o colesterol “bom”

Alimentos integrais

Aumente o consumo de alimentos integrais. Suas fibras solúveis auxiliam na redução de LDL do sangue, o colesterol “ruim”.

Oleaginosas

Consuma castanhas, amêndoas, avelãs, nozes e pistaches, oleaginosas que são pobres em gorduras saturadas e ricas em monoinsaturadas, auxiliando na redução do LDL e do colesterol total, sem reduzir o HDL.

Frutas e verduras

Já as frutas e verduras devem ser ingeridas regularmente para ofertar ao corpo nutrientes como vitamina C, carotenoides, flavonoides entre outros. Estudos mostram que uma dieta rica em antioxidantes apresenta menos riscos de doenças do coração. 

Fitoesteróis

Alimentos com fitoesteróis auxiliam na redução do LDL, pois conseguem bloquear parcialmente a absorção do colesterol no intestino. Estas substâncias vegetais são encontradas em pouca quantidade em verduras, legumes e óleos vegetais, tendo maior efeito em produtos adicionados com esta substância, como por exemplo cremes vegetais com fitoesteróis.

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