Quando é a hora de largar a chupeta?

30 de março de 2016 - Por: Redação

BemEstar_Chupeta

Os bebês já nascem com a função de sucção plenamente desenvolvida. Ao mamar, a criança procura atingir com a sucção a satisfação alimentar e muscular, o que nem sempre consegue simultaneamente. Ao mamar no peito – o que exige grande esforço muscular – normalmente acaba saciando sua necessidade de sugar e alimentar ao mesmo tempo e fica satisfeito. Por isso, a chupeta deveria preferencialmente ser evitada, já que crianças que mamam no peito normalmente não precisam de chupeta.

Antes de você decidir se o seu filho vai ou não usá-la, melhor ficar por dentro do assunto.

1 Atrapalha a amamentação?

A musculatura e a posição da língua que o bebê usa para sugar a chupeta são diferentes das usadas na amamentação, o que confunde a criança. Quem, apesar disso, oferecer o acessório deve fazê-lo quando a amamentação estiver estabilizada.

2 Prejudica a dentição?

Se a preocupação é que os dentinhos do seu filho fiquem tortos, fique tranquilo. Normalmente se a criança largar até os dois anos o dente volta ao normal. No entanto, há outros problemas. O uso da chupeta pode favorecer alterações na respiração, na postura corporal, na fala e na mastigação.

3 Quais as consequências?

O uso incorreto da chupeta, associado ao padrão genético da criança, poderá produzir problemas como: mordida aberta ou cruzada, dentes de cima projetados para frente, alteração na fala e no padrão de deglutição e alteração dos padrões respiratórios.

4 Chupeta ou dedo?

O dedo é pior, pois será mais difícil a criança abandonar o hábito. O bebê não pega a chupeta sozinho, mas pode colocar o dedo na boca mesmo dormindo.

5 Qual o momento de tirar?

A idade ideal para incentivar a criança a remover o hábito depende do risco que cada uma tem para desenvolver problemas dentários e esqueléticos e dos malefícios que esse hábito está causando para a saúde da criança. Tudo isso deverá ser observado por um especialista o mais cedo possível para que os pais possam ser devidamente orientados.

Como tudo na vida, devemos usar nosso bom senso na hora de decidir o que é melhor para nossos filhos. Uma vez instalado o problema, o odontopediatra ou ortodontista deve intervir com o aparelho ortopédico, para restabelecer o crescimento e a relação correta entre as arcadas.

TRUQUE DE MESTRE

Quer tirar a chupeta do seu filho? Uma boa ideia é furar a ponta para que mude a sensação de sugar. Os pais devem também estipular um tempo de uso e em qual espaço físico a criança deve utilizar, por exemplo, apenas no quarto quando for dormir.

Veja também: Como montar um prato ideal para as crianças

 

Related Post


Viver no digital

Loading...