Como a DTM se manifesta em crianças

A disfunção temporomandibular atinge 35% das pessoas nesta faixa etária

6 de dezembro de 2016 - Por: Redação

Saúde_DTMslider

 

Seu filho reclama de dor para mastigar e dificuldade para abrir a boca? Esses são alguns dos sintomas da DTM, sigla para Disfunções Temporomandibulares. Apesar de não ser muito comum em crianças, cerca de 35% das pessoas dessa faixa etária podem manifestar algum sinal da DTM. “Em pacientes na fase de crescimento esses sintomas muitas vezes são transitórios. Às vezes pioram, às vezes melhoram e alguns podem até mesmo desaparecer completamente mesmo sem tratamento. No entanto, dependendo da duração e intensidade, podem reduzir a qualidade de vida”, explica a odontopediatra Simone Lima.

 

O que é

Caracterizada por um conjunto de sintomas, a DTM pode se manifestar por diversos motivos, que vão desde a própria anatomia até causas emocionais. “A mandíbula se movimenta em relação à face e ao crânio por meio de duas articulações chamadas de temporomandibulares. São estruturas complexas, que participam junto com os músculos de todos os movimentos da boca. Portanto, uma sobrecarga de função ou alguma alteração na posição da mandíbula pode levar a um desconforto ou até mesmo dor”, afirma Caroline Kraft, odontopediatra da clínica Crescendo e Sorrindo.

 

Como tratar

A primeira coisa a se avaliar é a causa do problema, por isso a procura por um dentista é essencial. “É necessário que se procure um profissional para orientar qual o melhor tipo de tratamento, pois existe um conjunto de fatores causadores, o método deve ser apropriado para cada paciente”, ressalta Caroline. O diagnóstico, segundo Simone Lima, “é tipicamente baseado na combinação dos relatos e informações fornecidos pelos pais ou responsáveis ou pelo próprio paciente, e dos exames clínicos ou imagem das ATM”. Os tratamentos mais utilizados são autocuidados, medicação, placa de mordida, aparelhos, fisioterapia, entre outros.

 

Os sintomas mais comuns da DTM são:

– Dificuldade, dor ou limitação ao abrir ou fechar a boca ou movimentar a mandíbula

– Ruídos nas ATM

– Travamento da mandíbula

– Dores na face ou próximas ao ouvido

– Fadiga nos músculos da face

– Alguns tipos de dor de cabeça.

Related Post


Viver no digital

Loading...