Dicas preciosas para conservar joias

Aprenda a armazenar, limpar e cuidar dessas peças delicadas

18 de janeiro de 2017 - Por: Redação


Logo-Vicenzza-1 pequenaAPRESENTA

 

Seja uma joia antiga de família ou alguma peça que você acabou de adquirir, a verdade é que esses acessórios precisam de uma atenção especial ao serem armazenados, conservados, limpos e até na hora de colocá-los. Caso contrário, podem riscar perder o brilho e as pedras.

 

A proprietária da Viccenza Joias, Tania Vicenzi, compartilhou diversas dicas para quem quer manter as joias impecáveis. Aprenda a evitar manchas, danos às gemas e a fazer a manutenção correta do ouro. Confira:

Dicas preciosas para conservar joias 2 3

 

COMO ARMAZENAR?

O ideal é guardar as peças separadas, seja em saquinhos de veludo ou em um tecido macio. Outra opção é um porta-joias com compartimentos separados.

 

SEM MANCHAS

Ouro: as manchas avermelhadas são normais e podem surgir devido ao tempo ou por características do próprio organismo da pessoa, como suor.

Gemas: evite contato com produtos químicos, produtos de limpeza doméstica, cosméticos, perfume e cloro. Impactos bruscos e quedas podem danificar as garras e gemas.

 

COMO LIMPAR?

Ouro: pode ser limpo com água, sabão neutro e uma escova macia. Para uma limpeza mais profunda, o ideal é levar a peça a uma joalheria para que um profissional limpe com material adequado.

Gemas: a limpeza em casa precisa ser feita com cuidado, pois cada gema possui um grau de dureza diferente. Também é possível levá-las a uma joalheira para realizar um polimento com revisão de garras e gemas, revisão de tarraxas, fechos, ródio, e caso necessário, reposição de texturas.

Pérolas e gemas coloridas: em casa o ideal é usar apenas um pano macio úmido, e uma vez por ano levá-las à joalheria para colocar o fio novamente.

 

CUIDADOS NO DIA A DIA

Não utilizar as joias:

– No mar ou piscina devido ao cloro e ao protetor solar.

– Nas atividades domésticas para evitar contato com produtos de limpeza.

– Nas atividades físicas, pois pode haver impactos.

– No banho, por conta do shampoo e do sabonete que alteram o brilho das peças.

– Para dormir, pois a joia pode enroscar no cabelo e roupa, causando danos a fechos e podendo arrebentar a malha de uma corrente.

 

Ao vestir-se: O ideal é colocar as joias sempre após vestir a roupa e fazer a maquiagem.

Ao despir-se: É indicado sempre retirar suas joias primeiro.

 

Tem mais alguma dúvida sobre como cuidar de suas joias? Clique aqui.

 

viccenza.com.br


Viver no digital

Loading...