Como cuidar da alimentação das crianças

Dicas sobre os cuidados que os pais devem ter com a saúde dos pequenos

1 de fevereiro de 2017 - Por: Redação

BemEstarKids_Alimentação nas férias

 

A mudança na rotina das crianças durante o período de férias pode influenciar diretamente na alimentação. É comum os pais darem uma descuidada com os alimentos que os filhos ingerem nesse período. Mas para manter a saúde, com uma dieta balanceada, é importante fazer adaptações de acordo com a programação. Essa é a orientação do endocrinologista Mauro Scharf, diretor médico da Unimed Laboratório. “A saúde não entra em férias jamais. Por isso, mesmo que os filhos saiam um pouco da linha, comendo algumas guloseimas, é fundamental que os pais mantenham os hábitos saudáveis das crianças na maioria das refeições”.

 

O médico alerta que, especialmente no verão, os cuidados devem ser redobrados. “Na praia, as crianças tendem a ficar muito tempo brincando na água e fazem intervalos maiores entre as refeições. É importante manter lanches entres as três principais refeições e bastante líquido.”

 

O mais difícil para os pais é controlar a vontade das crianças por refrigerantes, salgadinhos, doces e fast-food. Nesses casos, o médico sugere alternativas menos artificiais, como os salgadinhos assados e as bolachas integrais. “O ideal é que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis e, se não for possível evitar o consumo de fast-food e refrigerante, que ele seja feito de maneira esporádica e equilibrada.”

 

Confira algumas dicas para estimular hábitos alimentares saudáveis nas férias:

1. Fique atento aos exageros. Sucos artificiais, chocolates, refrigerantes e gorduras saturadas só colaboram para o aumento de peso. Não precisa proibir, mas é necessário controlar.

2. Faça seu filho participar do preparo das refeições. Aproveite as férias para levar as crianças ao supermercado, permitir que participem da escolha dos alimentos e colaborem no preparo. Isso certamente fará com que tenham mais prazer em comer aquilo que ajudaram a fazer.

3. Evite pular as refeições. Mesmo que as crianças durmam até mais tarde, ao acordarem ofereça uma fruta ou um leite. Um desjejum leve não atrapalhará o almoço.

4. Refeição em família. Procure fazer as refeições em horários regulares e em família. Essa é uma atitude saudável, não só para o corpo, mas também para o fortalecimento emocional de seu filho.

5. Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.

6. Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches leves, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas.

7. Mantenha a hidratação. Água, sucos naturais e água de coco são as melhores opções para manter as crianças hidratadas.

8. Estimule a prática de exercícios físicos ao ar livre. As férias são ótimas para as crianças em parques e outras áreas em que possam gastar energia.

 

 

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