Meu filho precisa fazer exames de rotina?

Não há necessidade de fazer checkups a todo momento, mas com determinada frequência é bom, sim, garantir que a saúde dele está em dia

4 de agosto de 2017 - Por: Redação

Portrait of a child with glasses and a suit doctor

Seu filho corre, pula, brinca… É uma energia que não tem fim! Isso pode ser sinal de que ele esteja saudável, mas ainda assim é bom checar de vez em quando, certo? O ideal é que aos 2 anos de idade seja feito o primeiro checkup, especialmente para averiguar a parte nutricional. “Antes disso geralmente o bebê faz reposição de vitaminas de praxe, portanto é pouco provável que exista alguma carência”, explica a endocrinologista pediatra Dra. Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart. A partir dos 5 anos, o pediatra pode pedir exames uma vez por ano. Essas investigações podem sinalizar problemas como deficiência ou excesso hormonal, erro inato no metabolismo, anemia ou colesterol.

Ok, mas e o que fazer com o medo das crianças ao ver uma agulha? Um bom começo é procurar laboratórios com áreas preparadas especialmente para os pequenos, como o Frischmann Aisengart. Além de equipe especializada em coleta infantil, os ambientes para as crianças são menos sérios, com desenhos nas paredes e alguns dispositivos para distrair no momento da coleta do sangue, como os óculos de realidade virtual, disponível na unidade Batel. Outra opção que o laboratório dá é a coleta kids domiciliar, realizada em casa, num ambiente conhecido pela criança. “Assim ela faz na hora que acorda, não precisa sair em jejum, depois toma café da manhã com a família”, diz Dra. Myrna.

Dicas de Dra. Myrna Campagnoli para amenizar o medo das crianças na hora do exame de sangue

/// Diga a verdade sempre: falar que não vai doer não é legal. Converse sobre como será o procedimento da forma mais transparente possível. Isso estreita a relação de confiança e torna seu filho mais corajoso.
/// No laboratório damos às crianças um Certificado de Coragem e máscaras de personagens como lembrança. Você também pode produzir o seu certificado em casa e separar algum brinquedo simples para entregar após a coleta.
/// Se seu filho estiver muito nervoso, deixe que ele fique no colo ou deitado na maca.

Frischmann Aisengart

(41) 4004-0103

Related Post


Viver no digital

Loading...