Conheça o projeto Curitiba Free Walking

Já imaginou conhecer o Centro Histórico da capital paranaense de um jeito diferente?

6 de novembro de 2017 - Por: Redação

Foto: Nicole Lopes

Foto: Nicole Lopes

Receber melhor os turistas e mostrar que Curitiba não abriga só gente antipática: esses foram os objetivos que levaram à criação do Curitiba Free Walking, projeto que realiza caminhadas gratuitas pelo Centro Histórico da capital paranaense. Segundo Rafael Caon, idealizador do projeto, o modelo de passeios proposto pelo Curitiba Free Walking une o útil ao agradável: “é uma maneira econômica, informativa e divertida de conhecer Curitiba”, afirma o turismólogo. O projeto, que se mantém graças a doações espontâneas do público, realiza passeios todos os sábados, a partir das 11h, que partem do Prédio Histórico da UFPR e contemplam os principais atrativos do centro histórico. Mesmo tendo surgido como uma iniciativa voltada aos turistas, o Curitiba Free Walking tem muitos curitibanos integrando seu público. Ao descobrirem curiosidades e detalhes sobre a cidade que habitam, os moradores acabam valorizando mais o seu patrimônio e suas próprias origens. “A cidade ganha muito, pois os moradores e turistas criam uma relação mais íntima com os lugares e com o centro”, afirma Rafael.

CURIOSIDADES
Com muita história para contar, o trajeto do Curitiba Free Walking revela várias curiosidades sobre pontos famosíssimos da cidade:

RUA DO FOGO?

Foto: Prefeitura de Curitiba

Foto: Prefeitura de Curitiba

Quem passa pela Rua São Francisco nos dias atuais provavelmente não consegue imaginar o motivo de ter sido nomeada como “Rua do Fogo”. “Quando surgiu, lá em meados de 1786, a rua abrigava uma grande quantidade de bordéis, que logo espalharam a fama da via pelos cantos da então pequena Curitiba”, conta Rafael.

CATEDRAL ABOLICIONISTA

diversao_Curitiba Free Walking_Catedral
Um dos mais famosos cartões-postais da cidade, a Catedral de Curitiba teve toda a sua estrutura em estilo colonial erguida por escravos, que obtiveram suas cartas de alforria ao iniciarem o processo de construção do templo. O motivo? “Todos os arquitetos responsáveis pelo projeto eram abolicionistas”, afirma o turismólogo.

POTY LAZZAROTTO URBANO

diversao_Curitiba Free Walking_mural_poty lazzarotto_foto fabio ortolan 2

Foto: Fabio Ortolan

Considerado o maior painel cerâmico do país, o mural de Poty Lazzarotto Imagens da Cidade é um dos pontos que mais chamam a atenção dos turistas. O que muita gente não sabe é que o painel conta a história da cidade ao longo dos anos. “Na obra, Poty dá destaque à arquitetura e à natureza paranaense”, finaliza Rafael.

Related Post


Viver no digital

Loading...