Pode usar, mas cuidado com a postura

Uso do celular pode gerar problemas posturais, nas mãos e pulsos se alguns cuidados não forem adotados

14 de março de 2018 - Por: Redação

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Tem gente que não desgruda. Usa para se comunicar, realizar tarefas, trocas mensagens instantâneas, acessar a internet, adiantar compromissos e até estudar! Estamos falando do celular, claro. Item indispensável nos dias de hoje.

Mas para que ele não traga nenhum problema para sua saúde, devemos tomar certos cuidados. Esse é o alerta Dra. Ludmila de Castro, da Clínica da Saúde Curitibana. “Ao usar o celular, devemos ficam atentos a maneira que usamos em relação a postura, pois até a repetição rápida ao digitar mensagens pode trazer problemas para as mãos e pulsos. Por isso, estabeleça pausas e realize exercícios de alongamento para os dedos e as mãos.”

A doutora ainda reforça que é preciso tomar cuidado com o pescoço. “Não abaixe o seu pescoço e nem curve demais os seus braços e ombros para enxergar a tela de seu smartphone. Procure trazer o celular para perto de seus olhos e nunca o contrário. A utilização dos ombros para sustentar o celular também é muito prejudicial, pois desta maneira a sua coluna pode desenvolver lesões bastante sérias e comprometer sua saúde”, explica a Dra. Ludmila.

Jeito certo

No trabalho o ideal é manter os braços apoiados sobre uma mesa. Esse suporte ajuda a impedir que o seu pescoço fique inclinado e acabe por desenvolver alguma lesão muscular. “A posição ideal é manter as orelhas alinhadas com os ombros. O peso transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5Kg, mas esse valor é aumentado caso a gente incline-o para frente. É aí que está o perigo!”

Esteja sempre atento à perda de sensibilidade, formigamento e fraqueza dos membros superiores, pois estes podem ser sintomas de problemas na coluna cervical. “Neste caso, procure ajuda profissional. Se houver alguma dor mais insistente, exercícios de correção da postura como o RPG, um trabalho de terapia manual para liberação dos músculos da região cervical e suas articulações poderá ser muito bom.”

“O Pilates também é uma excelente opção para alongar os músculos ‘travados’ e melhorar a postura. Usando o celular moderadamente e com boa postura evitaremos ser vítimas desta epidemia de dores cervicais”, finaliza.


Foto Dra LudmillaDRA. LUDMILA DE CASTRO

CLÍNICA DA SAÚDE CURITIBANA

Rua Comendador Araújo, 86 | Centro

(41) 3402-2434

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