10 dicas para ajudar na adaptação escolar do seu filho

Confira as orientações da psicopedagoga Ana Luiza Fernandes

5 de julho de 2018 - Por: Redação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

O início da vida escolar é uma experiência desafiante para as crianças. Novo espaço, novas pessoas, novas regras, novas rotinas e um momento de ficar longe dos pais por uma boa parte do dia.

Por isso, cabe à escola, em parceria com a família, realizar um trabalho que facilite a entrada das crianças nesse novo mundo. Confira 10 dicas da psicopedagoga Ana Luiza Fernandes para tornar a adaptação escolar mais tranquila.

 

1. Escolha uma escola que combina com você e sua família

Antes de tudo, esteja decidida com relação à escola. Analise a questão da organização, horários, metodologia e escolha um local onde você confie nos profissionais. Converse antecipadamente com o orientador pedagógico e com a professora. Quanto mais confiante você estiver, maior segurança passará para a criança.

 

2. Ajuste a nova rotina

Com a adaptação, o dia a dia da criança muda completamente: hora de acordar, de comer, de mamar e até de brincar. Por isso é necessário fazer alguns ajustes e o ideal é que eles sejam feitos da forma mais tranquila possível. Experimente mudar a rotina algumas semanas antes de entrar na escola, estimulando a independência e a autonomia.

 

3.Envolva o seu filho no processo

A criança deve ser envolvida na preparação para a vida escolar. Por isso, leve seu filho para escolher a mochila nova, envolva-o na compra do uniforme e dos materiais e faça do primeiro dia um dia feliz, para ser festejado!

 

4.Leve a criança de mãos dadas em vez do colo

Isso ajuda na separação e mostra para ela sua confiança com relação ao local. Deixe-a explorar o ambiente e incentive-a a interagir.

 

5. Despeça-se sempre

 Não fuja ou se esconda, pois isso causa uma enorme insegurança na criança. É terrível perder os pais de vista, sem saber se vão ou não voltar. Portanto, diga tchau sempre.

 

6. Sem distrações

 Caso você tenha filhos mais novos que ainda não irão para a escola, tente não levá-los junto. Fica mais difícil para a criança se separar de você vendo que o irmão mais novo não ficará com ele na escola.

 

7. Leve um pedacinho da casa

Se a criança for muito apegada a algum brinquedo ou naninha, é interessante levar nos primeiros dias de aula, para que se faça uma ligação entre a escola e sua casa.

 

8. Seja pontual na hora de buscá-la

Mesmo a criança não tendo noção das horas, ela se acostuma muito bem com os rituais utilizados na escola. Portanto, vai saber que logo depois que a professora trocar sua roupa, arrumar seu cabelo, colocar o casaco, sua mamãe deve estar chegando. Então, seja sempre pontual ao buscá-la para evitar medo e insegurança.

 

9. Conte como foi sua adaptação na escola

Converse com o seu filho sobre o novo desafio. Conte sobre as coisas que você gostava de fazer na sua época de escola e da relação com os amigos que fez quando estudava.

 

10. Não faça trocas com seu filho

 Não ofereça presentes ou algo que ele goste em troca de frequentar as aulas, pois ele deve aprender que a escola é um lugar legal de ficar por ser o que é e não por presentes que ele ganhará para isso.

 

Related Post


Viver no digital

Loading...