Já é consenso entre professores e estudiosos que não basta ir a escola para o aluno desenvolver habilidades sociais e se tornar um bom cidadão. Ainda que os conteúdos aprendidos na escola sejam imprescindíveis para o desenvolvimento da capacidade de pensar o mundo do jovem, eles não devem ser apenas memorizados para a hora da prova, é necessário ir muito além.
Isso porque o mundo vem ficando cada vez mais complexo e demandando capacidades de sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo, exigindo dos alunos que se comprometam com as questões do seu entorno e fora dele. Os alunos devem ser protagonistas e não expectadores do mundo!
O currículo escolar, embora favoreça a integração, não dá conta de problematizar a complexidade do mundo. Pensando nisso, o Marista Anjo da Guarda criou os HUBs, que são itinerários formativos que possibilitam esmaecer essas fronteiras do conhecimento. Ao resolver ou propor um problema, o estudante irá perceber que o mundo não é disciplinar e que são necessários conhecimentos de diferentes naturezas e de diversas áreas do conhecimento para ser pensado.
Além disso, os HUBs auxiliam o estudante na escolha da sua profissão e no desenvolvimento de habilidades para o mundo do trabalho, envolvendo projetos nas quatro áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza), em síntese, do Projeto de Vida de cada estudante.
Os projetos propostos para cada itinerário formativo serão desenvolvidos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como forma de promover o pensar global e o agir local, o empreendedorismo social, a inovação e a solução de problemas reais, por meio de experiências de intervenção social.
A proposta prevê a constituição de três tipos de HUBs que deverão ser cursados pelo estudante, totalizando sete percursos ao final do Ensino Médio:
HUBs Básicos – 1º ao 3º trimestre da 1ª série e 1º trimestre da 2ª série
O estudante deverá cursar um HUB por trimestre passando por cada uma das áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática).
HUBs Específicos do projeto de vida – 2º e 3º trimestres da 2ª série
O estudante deverá fazer a escolha de HUBs de sua preferência, definidas a partir de seu projeto de vida.
HUB Projeto final – 3ª série
O estudante dará aprofundamento ao seu projeto de vida e escolherá apenas um HUB, que será anual.