Um guia de marcas locais para conhecer, amar e vestir a cidade dos pés à cabeça

Conheça as marcas que traduzem o DNA curitibano e evidenciam todo o potencial criativo que existem na cidade

13 de maio de 2019 - Por: Redação

Efervescente como nunca, a cena da moda curitibana é o berço de marcas e iniciativas detentoras de originalidade e qualidade que se equiparam – e por que não, superam – grandes labels nacionais. Seja criando peças autorais com referências e conceitos próprios, seja incorporando tendências e estilos globais sem perder a essência e a singularidade.

NovoLouvre

 

Foto: Débora Spanhol

Foto: Débora Spanhol

O NovoLouvre é uma marca que propõe modelagens contemporâneas aliadas à estamparia digital. Com referências artísticas ligadas a Curitiba, a marca traz uma visão moderna do que a moda deve ser. Por isso, investe em novas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade econômica e social na cadeia de produção da indústria. Sua loja, que também abriga seu ateliê, está localizada na Trajano Reis. Munidas de conceito e qualidade, as criações da marca alçaram vôo e podem ser encontradas fora de Curitiba em multimarcas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Campo Grande e Miami.

 

Reptilia

 

Foto: Amanda Lavorato

Foto: Amanda Lavorato

Idealizada por Heloísa Strobel, a Reptilia habita a Alameda Prudente de Moraes. Sua sede também é em formato loja-ateliê e permite que clientes e curiosos confiram de perto todo o processo de produção das coleções. Ativa desde 2013, a Reptilia é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu modus operandi, voltado a alternativas éticas e sustentáveis em suas operações de moda. Em 2019, a marca percorre as passarelas em São Paulo na Casa de Criadores como marca do line-up oficial do evento. Além da loja própria, vende por meio de seu e-commerce. Além disso, a Reptilia conquistou seu espaço fora das terras curitibanas e pode ser encontrada na multimarca Diária em São Paulo.

 

Ovelha Negra

 

Foto: Amanda Lavorato

Foto: Amanda Lavorato

A Ovelha Negra é uma marca de lingerie curitibana que veio para transformar o mercado. Com estética vanguardista, produz modelos bonitos, mas ao mesmo tempo confortáveis, que podem inclusive serem usado no dia a dia. Acessibilidade faz parte do DNA da marca, que tem uma grade de tamanhos ampliada para atender aos corpos mais diversos, incluindo a possibilidade de produções sob medida. Outro valor defendido pela Ovelha Negra é a valorização da cadeia de produção. Por isso, realiza diversas ações para promover e enfatizar o trabalho feminino dentro do mercado de moda.

 

Joiarte

 

Foto: Matheus Conrado

Foto: Matheus Conrado

O Joiarte é mais que uma marca. Hoje, representa o fortalecimento do segmento da joalheria do Paraná. Suas ações acontecem por meio da realização de salões de joalheria, que somam diversas pequenas marcas autorais de joias. A responsável pela curadoria do movimento é a designer de joias Tatiana Gravina, que seleciona marcas que trabalham peças nos mais diversos materiais: da madeira à cerâmica plástica, a variedade é enorme! Para conhecer as marcas participantes e ficar por dentro das próximas datas de realização, basta seguir o Joiarte nas redes sociais. Além disso, é uma ótima maneira de conhecer novos nomes e construir a sua própria coleção de joias autorais.

 

Nogara Fashion Design

 

Foto: Allan Kanashiro

Foto: Allan Kanashiro

Com uma abordagem voltada ao slow fashion, a Nogara Fashion Design é comandada pela estilista Carolina Nogara. Outros valores trabalhados pela marca são a valorização do trabalho artesanal, o reaproveitamento de tecidos, o uso de fibras naturais e a parceria com fornecedores locais. Além disso, a estilista defende um conceito de moda individual, com peças confeccionadas de modo a vestir bem o corpo e do gosto de cada um. Desde 2011, data de sua fundação, o ateliê da Nogara Fashion Design está sediado no Batel.

 

Related Post


Os comentários estão desativados.

Viver no digital

Loading...