7 termos que você pode confundir na realização da sua obra

Dicionário da construção civil: fique por dentro dos termos mais utilizados para não se perder na hora obra

3 de julho de 2019 - Por: Redação

Planejar uma obra nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse processo, profissionais de qualidade fazem toda a diferença para garantir o melhor resultado. Porém, alguns termos da área podem parecer meio confusos aos clientes. Pensando nisso, o engenheiro civil e diretor técnico da Construtora Monreal, Cassiano M. Costa Garcia, se propôs a “traduzir” alguns conceitos importantes utilizados na hora de tornar o sonho da casa perfeita em realidade.

 

Nem tudo é cimento

 

shutterstock_558520747

Cimento: aglomerante hidráulico utilizado na produção de argamassa e concreto. Ao ter contato com a água, forma-se uma pasta que, quando seca, fica sólida e ganha resistência mecânica.

Concreto: mistura de cimento, areia, pedra brita e água.

Argamassa: mistura de cimento, areia (agregados miúdos) e água. As quantidades de sua composição variam de acordo com o uso, como, por exemplo, em assentamento de blocos/tijolo, azulejo/porcelanato, reboco ou contra piso.


As estruturas variam 


esquema-montagem-pilar-forma-madeira-exemplo-pedreirao

Pilar: elemento estrutural vertical.

Viga: elemento estrutural horizontal.

Fundação: estrutura abaixo do nível do solo, responsável por suportar as cargas da estrutura do edifício e transferi-las ao solo. Também chamada de infraestrutura.

Laje: elemento estrutural de pavimentação, responsável por absorver as cargas de um andar do edifício e transmiti-las aos pilares e vigas, ou à fundação no caso do pavimento térreo.


Os detalhes fazem a diferença 


tomadas

Soleira: parte inferior do vão de uma porta.

Talude: plano inclinado que limita um aterro.

Espelho para tomada: acabamento em plástico que fica ao redor da tomada.

Guarnição de porta molduras: colocadas em volta da porta, responsáveis por esconder o rejunte encontrado entre a parede e o batente.

Batente de porta: moldura interna à guarnição de porta.

Related Post


Viver no digital

Loading...