ÔDA DESIGN CLUB migra para a Coletiza

A união vai trazer um mix mais completo de produtos e apurar a curadoria voltada para o mobiliário

27 de agosto de 2019 - Por: Redação


Quase três anos após a sua inauguração na rua Prudente de Moraes, a ÔDA DESIGN CLUB estará, em breve, também em um novo endereço. Mais precisamente há alguns metros, percorrendo a Rua Saldanha Marinho, na Coletiza. O espaço, que abriga loja de roupa, de objetos, operação de gastronomia e de cursos livres, passou por uma reestruturação com várias novidades para o público.

Por coincidência, a Ôda permanecerá no mesmo – e hoje efervescente – quadrante do Centro que ajudou a revitalizar. Criado para ser mais do que uma loja, o clube de design foi responsável por revelar e incentivar nomes do design local, apresentar criadores reconhecidos nacionalmente e desenvolver projetos inéditos envolvendo as manualidades e processos produtivos social e ambientalmente responsáveis.

This image has an empty alt attribute; its file name is 07-coletivo-ôda-usina-5-.jpg

Fruto da paixão e da energia de Ticiana Martinez, a ÔDA traz em sua gênese o desejo pessoal da empresária em descobrir objetos com história e significado e de sua necessidade, à época, de um novo rumo profissional. A experiência adquirida em dez anos no universo da moda ajudou a apurar o olhar para a criação autoral e definir os caminhos da loja de objetos: design autoral, feito à mão, genuinamente brasileiro e desenvolvido a partir de técnicas que respeitam o tempo da matéria-prima e do fornecedor.

Segundo Ticiana, a decisão de levar a ÔDA para dentro da Coletiza veio da percepção do potencial de conexões e encontros que o local proporciona. Além disso, com o amadurecimento do negócio, surgiu a necessidade de um espaço amplo para acolher um mix mais completo de produtos e apurar a curadoria voltada para o mobiliário.  “A ideia com o novo espaço é proporcionar um alcance maior do público com o que há de melhor sendo produzido hoje no Brasil. Vamos lançar novos projetos e seguir com a nossa missão de conectar marcas ao mercado, apresentar uma curadoria de qualidade e proporcionar uma atmosfera inspiradora em nossa loja física e online”, garante Ticiana.

O objeto principal da ÔDA é a curadoria de excelência. A atenção aos detalhes e o formato expositivo originaram uma loja com atmosfera cool e surpreendente.  A proposta é estimular a compra com significado, apresentando objetos com uma manufatura ética e simbólica, que possam se tornar herança afetiva. “No início, foi difícil para as pessoas entenderem tanto o viés estético quanto o projeto. Passado esse tempo, num trabalho amoroso de formiguinha, o entendimento do cliente foi se transformando e hoje percebo que, mesmo num mercado nichado, conseguimos conquistar uma legião de seguidores”, afirma Ticiana.

Paralelamente, a curadoria amadureceu para outros formatos dando origem a parcerias e projetos inéditos para a capital. Um dos movimentos mais importantes que a Ôda assumiu foi o de fazer o intercâmbio entre os designers locais com a Feira na Rosenbaum, um dos mais importantes eventos do setor no Brasil.

A feira desembarcou em Curitiba em 2017 e teve uma segunda edição em 2018 com o nome Ôda + Feira na Rosenbaum. A conexão já abriu as portas do mercado nacional para marcas locais como Ana Penso, Spiral Cerâmicas, Lleo Sokolovicz, Wet and Wood e Woodskull Fitto Design. Este ano o evento acontecerá na Coletiza, a nova casa da ÔDA.

Linha do tempo – relembrando os marcos da ÔDA

2016

Setembro

Inauguração da ÔDA DESIGN CLUB, na Prudente de Moraes, 1.239. No mix de produtos, marcas locais como Guria Marcenaria, Crânios Cabeludos e Veredólatras e nacionalmente reconhecidas como Nicole Toldi e Heloisa Galvão.

Outubro

Lançamento da série de bolsas numeradas, fruto da parceria entre o artista plástico Paolo Ridolfi e o fashion designer Marcos Novak com exclusividade para a  ÔDA.

Novembro

A ÔDA traz para Curitiba o artista urbano Tiago Goms, que assina a arte de um muro em frente à loja, na Prudente de Moraes, e passa a fazer parte do portifólio de marcas.

2017

O clube de design se une a Feira na Rosenbaum e promove e primeira edição local da feira ÔDA + Feira na Rosenbaum, no MON

2018

Abril

Lançamento do projeto Mãos em Ação, com palestra de Humberto Campanha. A ÔDA se torna a primeira loja no país a revender resultado do trabalho social dos irmãos Campana.

Outubro

Humberto Campanha desembarca novamente em Curitiba a convite da ÔDA para um workshop para arquitetos e designers sobre o resgate do trabalho manual com o vime, tradicional matéria-prima do bairro de Santa Felicidade.

Novembro

Segunda edição da Feira na Rosenbaum, no MON. A cidade abraça o evento que se firma com grande sucesso de público.  

2019

Coletivo ÔDA: criada uma curadoria de profissionais de diversas áreas para participar de projetos de arte, design e criatividade. A primeira ação foi transformar um ambiente da Usina 5 utilizando rejeitos e descartes do legado da antiga fábrica para prepará-lo para um longe do espaço. Outro resultado prático está no forno: parceria entre o coletivo com a construtora A.Yoshi visa ressignificar rejeitos de obra, criando uma nova percepção para os operários.


Viver no digital

Loading...