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6 de novembro de 2014 - Por: Redação

Zumba, Bodypump, Hatha Yoga. O que não faltam são novos nomes aparecendo em aulas cada vez mais comuns nas academias. A cada novo exercício da moda que surge, mulheres que têm varizes começam a ter dúvidas sobre as atividades em que podem se jogar para conquistar o corpo desejado. Mas, afinal, que exercícios físicos são proibidos e quais são aconselhados nesse caso?

Segundo o cirurgião-vascular Dr. Cristiano Schmitt, como as varizes dificultam o retorno do sangue, atividades que estimulem a circulação são as mais recomendadas. “Correr, nadar, caminhar, pedalar. Exercícios aeróbicos em geral são ótimos para aumentar a velocidade do sangue dentro do sistema circulatório e diminuir a pressão venosa do mesmo. Pacientes com varizes e os que estão querendo evitá-las, se beneficiam muito deste tipo de exercício”, afirma o especialista. Alongamentos também valem. Eles são recomendados porque, ao ativarem a circulação, aliviam dores e cansaços nas pernas. Ao lado de predisposição genética, idade, obesidade, sexo feminino e alterações hormonais, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o aparecimento das varizes.

Nada de lista negra

Alguns exercícios físicos exigem moderação, mas não há nada proibido. O que é recomendado é não exagerar nos pesos, nem nas repetições, seja qual for a atividade escolhida. A musculação, por exemplo, só é prejudicial se a pessoa for mal orientada durante a prática. “O exagero, ao forçar os músculos exageradamente, pode ocasionar lesões musculares, dos tendões, e também, por aumento excessivo da pressão abdominal, a inversão do fluxo dentro das veias dos membros inferiores – mesmo quando o exercício é realizado nos membros superiores”, explica Schmitt. Esse aumento da pressão intra-abdominal quando há força excessiva é chamado de Manobra de Valssalva.

“Essa manobra realizada repetidas vezes com força excessiva pode acarretar um problema de circulação mais para frente. Na academia, sempre procure um profissional que possa orientá-la e tirar suas dúvidas sobre o treino”, aconselha o médico.

Para ficar mais tranquila ao se preparar para o verão, uma dica é consultar um especialista, se você tem varizes ou tem predisposição genética a ter. “O profissional pode avaliar o histórico da família e indicar as melhores atividades para cada caso”, resume Dr. Cristiano. O importante é não ficar parada: ficar sentada ou de pé por mais de 6 horas consecutivas aumenta o risco de varizes.

Checklist
Tem varizes ou propensão a ter, mas está louca para malhar? Fique tranquila:
1. Consulte um especialista para avaliar seu caso
2. Aposte em exercícios aeróbicos, que melhoram a circulação
3. Aproveite para se alongar, o que ajuda no cansaço das pernas
4. Desencane: musculação sem exageros está liberada

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