É Natal nos trópicos

18 de dezembro de 2014 - Por: Redação

Não dá para entender a cena que se repete todo ano: a família em volta de uma mesa cheia de pratos pesadíssimos e supergordurosos, enquanto lá fora faz o maior calor. O Natal tradicional, nada adaptado às nossas temperaturas e aos nossos costumes (alguém come peru em outra época do ano?), tem dessas.

Para ajudar você a montar uma ceia mais leve, chamamos o chef Ivan Lopes, que preparou para a VIVER pratos brasileiros e com um clima bem família. E por que o Ivan? Bem, a carreira do premiado chef pernambucano tem tudo a ver com a nossa culinária. “Ela sempre caminhou comigo. Quando entrei na gastronomia, aos 16 anos, comecei a perceber como o Brasil é rico”, conta. Ele que é apaixonado por vaca atolada, baião de dois, pirarucu e frutos do mar foi o encaixe perfeito para o restaurante Mukeka Cozinha Brasileira, que se propõe valorizar a brasilidade das nossas refeições e que foi inaugurado no ano passado.

O prato principal da nossa ceia à brasileira, criado pelo chef, é a Paleta de Cordeiro Assada com Batatas e Brócolis Grelhados (as crianças vão amar as batatinhas!). Para entreter os convidados, uma entradinha incrível e fácil de fazer, o Cuscuz de Milho com Camarão. No fim da festa, um clássico dos clássicos entre as sobremesas brasileiras, a Ambrosia com Sorvete de Nata.

No quesito decoração, ensinamos que você pode fugir do clichê sem abrir mão daqueles itens tradicionais. Continuam valendo: o quebra-nozes, os bonequinhos de neve, os galhos de pinheiro… Mas por que não incluir alguns objetos pessoais e mais usáveis no dia a dia?

Tradicional reloaded

Impossível ignorar o clima natalino e não querer pendurar as guirlandas e Papai Noel por tudo que é canto. Uma dica para apostar no clássico sem perder a criatividade na ceia é incluir também objetos de decoração do dia a dia – taças e pratos mais simples, de vidro ou porcelana lisa, dão conta do recado. Outra ideia é dispensar a toalha decorada e posicionar tudo em uma superfície de madeira, para um ar mais rústico.

Entrada: Cuscuz de Milho com Camarão

receberbem4

DICA DO CHEF: Prático e leve, o cuscuz é um prato bom para festas porque é fácil de comer em pé

Ingredientes
200 g de farinha de milho flocão
8 unidades de camarão rosa grandes
1/2 cebola bem picada
Sal, azeite, cebolinha, repolho branco cortado em tiras e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Hidrate o cuscuz com um pouco de água, sal e azeite. Depois, coloque o cuscuz numa cuscuzeira e deixe cozinhar por 40 minutos. Retire o cuscuz ainda quente e em seguida solte-o com um garfo e reserve. Em uma panela, refogue bem a cebola, coloque o repolho e deixe murchar. Acrescente o cuscuz ao refogado e finalize com a cebolinha, o sal e azeite. Tempere o camarão com sal e pimenta e grelhe com um fio de azeite. Complete o cuscuz com os camarões.

Rendimento: 4 porções

Prato Principal: Paleta de Cordeiro Assada com Batatas e Brócolis Grelhados

DICA DO CHEF Reserve uma travessa grande para o cordeiro, assim os convidados podem se servir naquele clima família, mais descontraído

DICA DO CHEF: Reserve uma travessa grande para o cordeiro, assim os convidados podem se servir naquele clima família, mais descontraído

Ingredientes
Para o cordeiro
2 paletas de cordeiro de 2 kg cada
2 cebolas grandes bem picadas
2 cabeças de alho trituradas
4 talos hortelã com as folhas picados
2 talos de alecrim picado
2 talos de tomilho bem picados
400 ml de vinho branco seco
Pimenta do reino branca e preta, pimenta calabresa e sal grosso a gosto

Para os grelhados
1 kg de batata bolinha
1 cabeça de brócolis
1 caixa de tomate cereja maduros
2 dentes de alho bem picado
Azeite para grelhar
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes a paleta na marinada. Coloque o vinho branco e cubra com um filme plástico. Leve à geladeira por 12 horas. Retire a paleta dos temperos e coloque numa assadeira, feche com o papel alumínio. Aqueça o forno a 150° C e coloque a paleta para assar por 3 horas ou até ficar macia. Para preparar os legumes, cozinhe as batatas em água e sal até ficarem macias. Na mesma água, coloque os brócolis cortados por 2 minutos. Deixe esfriar, colocando na água gelada. Corte as batatas ao meio e grelhe-as na frigideira com o fio de azeite, deixando dourar bem. Acrescente o alho, os brócolis e os tomates e deixe grelhar. Corrija o sal e sirva-os com a paleta.

Rendimento: 4 porções

Sobremesa: Ambrosia com Sorvete de Nata

receberbem5

Ingredientes
4,5 litros de leite integral
750 g de açúcar refinado
6 cravos
1 canela em pau
4 claras
4 gemas

Modo de preparo
Numa panela, ferva o leite com o açúcar, o cravo, a canela e a raspa da casca da laranja. Depois disso, bata as claras em neve e entre com as gemas uma a uma. Coloque ovos na panela com o leite fervendo, a mistura ficará na superfície da panela. Deixe cozinhar a metade dela e depois vire a mistura. Concluindo isso, deixe reduzir em fogo brando até ficar com a cor de doce de leite. Sirva com sorvete de nata.

Rendimento: 4 porções

Gastronomia e locação: Mukeka Cozinha Brasileira | Rua Machado de Assis, 417 | Juvevê

Flores: Agapanthus Floricultura | Rua Augusto Stresser, 1133 | Alto da Glória

Decoração: Bergerson Presentes | Al. Presidente Taunay, 45 | Batel
Talheres e colheres de pau (Entrada); Louça vermelha, bonecos de neve de madeira e de metal, taças, quebra nozes e pássaro de madeira (Pratos principais)

Ma Belle Maison | Rua Rocha Pombo, 469 | Juvevê
Jogo americano (Entrada); Louça branca, porta guardanapos, bowls, enfeite dourado flor de lis, pratos listrados e souplast rústico (Pratos principais)

Related Post


Viver no digital

Loading...