Closet dos sonhos

21 de fevereiro de 2015 - Por: Redação

Que mulher nunca sonhou em ter um closet de filme? Com sapatos, perfumes e assessórios expostos como em uma vitrine. A arquiteta e designer de interiores Renata Mueller realizou o sonho de sua cliente Luyza Marks de Almeida que se materializou em um closet maravilhoso de 12 m² que serve também como ambiente de trabalho. O projeto foi totalmente personalizado. “O closet tem que seguir o estilo e o dia a dia do cliente. É preciso de um bom diálogo para compreender o que cada cliente espera e necessita para facilitar o seu cotidiano”, explica a arquiteta.

Nesse projeto, a inspiração veio do closet da personagem Amora Campana, da ex-novela das 19h da Globo. Todas as suas divisórias e seu sistema de armazenamento foram feitos a partir das medidas passadas pela cliente para aquilo que ela desejava guardar, e o resultado (morra de inveja!) foi um closet que comporta aproximadamente 150 pares de sapato, 20 bolsas e 8 prateleiras para organizar assessórios, perfumes e óculos. “Um cômodo da casa reservado para guardar roupas e acessórios é muito bom para a organização de tudo, já que cada coisa tem seu compartimento específico e ficam dispostos visualmente, permitindo que a gente se lembre das coisas que tem para poder usá-las”, explica Luyza.

Closet2

Foto: Nenad Radovanovic

Segundo a arquiteta, o grande diferencial do projeto é a iluminação embutida em LED nas prateleiras. “Foram usadas espessuras nas prateleiras de 5 cm para aguentar peso e poder inserir o LED, além de portas de correr com estrutura em alumínio para facilitar a abertura constante”, cita Renata. O ideal é que o espaço seja amplo e organizado de maneira que a cliente consiga ver e dispor facilmente de qualquer peça de roupa, sapatos ou acessórios. O espaço dedicado exclusivamente aos sapatos foi o que conquistou Luyza. “Eles ficaram lindos e iluminados! Não há amiga que entre lá em casa e não dê gritinhos de emoção. Também teve o filho pequeno de uma amiga que disse: ‘Mamãe, o que é essa loja ali no quarto?’. Eu acho o máximo!”, conta animada.

Foto: Nenad Radovanovic

Foto: Nenad Radovanovic

Closets são o sonho de consumo de muitas mulheres. Quem não quer ter roupas, sapatos, acessórios, bolsas e malas tudo organizadinho? Vai muito além do luxo, é praticamente uma necessidade. E, quanto mais espaço, melhor. Mas nem todo mundo tem espaço sobrando dentro de casa, por isso é tão importante projetar muito bem esse ambiente. No closet de Luyza, por exemplo, foram utilizados cabides e colmeias em marcenaria para as joias e bijuterias. Já o que deu o toque final de sofisticação ao espaço foi o uso de fitas de LED valorizando a iluminação e disposição dos artigos. Aliás, a iluminação é muito bem-vinda em qualquer projeto de decoração.

Nos closets, especificamente, ajudam na visualização das peças e de quebra também decoram. “A iluminação é uma boa decoração para valorizar as peças. As próprias roupas fazem parte da decoração”, destaca Renata. É importante que o closet siga a linguagem decorativa da casa e ofereça facilidade na hora da limpeza e manutenção. Comuns em muitos projetos, os espelhos também tem um papel importante, principalmente os espelhos nas portas, que além de aumentarem o espaço, ampliam a iluminação e ajudam a verificar como está a produção.

Related Post


Viver no digital

Loading...