Dicas para cuidar da pele após o verão

Recupere a pele da exposição solar, do sal, do cloro e reestabeleça o brilho e a hidratação

1 de março de 2019 - Por: Redação

 

Woman on beach vacation relaxing in hammock by the sea

Ahhh, o verão! Época de aproveitar o sol, o mar, a piscina… Mas a verdade é que a pele sofre muito nessa estação, ficando ressecada e desidratada por conta da exposição solar, do sal do mar e do cloro da piscina. Além disso, é importante saber que nos dias quentes perdemos muita água e sais minerais que fazem parte da proteção natural do corpo. “A melhor maneira de proteger a cútis é aplicando filtro solar 30 minutos antes e após sair da água e hidratar com loções que contenham óleos de frutas, como uva, ou macadâmia e amêndoas, e utilizar também cremes ou emulsões em óleo após do banho. Além disso, é preciso ter atenção especial à alimentação, apostando em frutas, sucos, e, claro, muita água”, afirma a dermatologista Maria Frantzezo, da clínica MK Derma.

O ressecamento é um grande problema no verão, mas a exposição inadequada ao sol também apresenta riscos para a pele. “É muito comum ocorrer ardência e vermelhidão, que podem criar danos no futuro ou predisposição a doenças de pele”, explica Dra. Maria.

A dermatologista reforça ainda que com a pele danificada alguns riscos à saúde podem aparecer. “Com o ressecamento, a pele fica fissurada e mais suscetível às infecções causadas por fungos, vírus e bactérias, que podem ser superficiais, ou até comprometer o tecido celular subcutâneo.” Outro ponto frisado pela profissional é o cuidado necessário com a depilação antes de entrar no mar ou na piscina. “O ideal é depilar-se, seja com cera ou lâmina, 48 horas antes de entrar na água para prevenir qualquer tipo de contaminação.”


Leia também: tudo sobre dermocosméticos


 

RECUPERANDO A PELE

Não tem outro jeito, precisa abusar da hidratação para que a cútis se recupe03re após a exposição solar. “É preciso usar produtos hipoalergênicos, sejam com vitamina C, vitamina E ou ácido ferúlico, que reforçam a resistência da parede celular”. Outros produtos para restaurar a pele ressecada são os com derivados da uva (resveratol), e as mais sensíveis podem se beneficiar do creme de pomegranate (romã) e aloe vera. “Cada pele tem uma indicação diferente, por isso é tão importante procurar um profissional que saberá qual é o melhor produto para cada caso”, destaca Dra. Maria.

 

SEM MANCHAS!

Outro recurso para recuperar o viço, remover manchas recentes, melhorar a textura e tornar a pele mais homogênea e hidratada é o peeling. “Existem desde os mais profundos até os menos abrasivos, que causam menos escamação e vermelhidão, mas o paciente deve seguir todas as orientações profissionais para obter o melhor resultado possível.” Os procedimentos para tratar manchas geralmente são realizados com produtos clareadores e variam de acordo com cada tipo de pele. “Pode ser feita aplicação de ácido de frutas, que são menos abrasivos, até o peeling mais potente para quem possui pele oleosa, cicatrizes e acne”, frisa a dermatologista.

                                            

CUIDADO COM LASER E LUZ PULSADA

Dra. Maria alerta sobre o perigo de realizar laser ou luz pulsada em uma pele bronzeada. Como algumas manchas são tratadas com esses procedimentos, muitas mulheres voltam da praia e querem realizá-los prontamente. “A pele precisa ser preparada primeiro, senão corre o risco de ficar manchada”, finaliza.

 

 

beleza_dermatologia DR MKdermaDRA. MARIA FRANTZEZO
Rua Padre Anchieta, 2050, Cj 1707
Batel | (41) 3335-3488
mkderma.com.br

 

 

Posts Relacionados

Direto da Grécia: Marca Korres chega a Curitiba As marcas de cosméticos naturais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e na prateleira das mulheres que adoram cuidar do rosto e do corpo...
Como escolher o protetor solar ideal É praticamente inevitável se expor ao sol nos dias de verão. Porém, há alguns anos especialistas alertam sobre os males que isso pode causar, como...
Truques para conquistar as sobrancelhas perfeitas As sobrancelhas são uma ferramenta poderosa para destacar a beleza feminina. Além disso, elas são a expressão do rosto e determinam a intensidade ...

Viver no digital

Loading...