Saiba os males que a maquiagem vencida pode causar

Produtos podem causar irritações, coceira e até reações alérgicas sérias

24 de fevereiro de 2016 - Por: Redação

Beleza_Corpo_Saiba os males que a maquiagem vencida pode causar

A maquiagem é a melhor amiga da mulher, corrige as imperfeições da pele e destaca a beleza de cada uma. Porém é preciso ter muito cuidado para não usar produtos antigos e vencidos. Por mais que seja difícil acabar com o batom, o pó compacto, a sombra, entre outros, antes da data de vencimento, o ideal é descartá-los após esse prazo para manter a saúde da pele.

Segundo a farmacêutica da Cosmética, Camila Martins de Oliveira Droszczak, usar cosméticos vencidos pode causar irritações, coceira e até reações alérgicas sérias. “Esses produtos possuem conservantes e antifúngicos que após a validade podem não agir mais”, ensina.

Como muitas vezes as mulheres acabam esquecendo-se de verificar a data de validade no produto, a dica da profissional é checar as seguintes características: “Cor, odor e consistência. Se um destes fatores teve alteração, é melhor suspender o uso do produto”, afirma.

ONDE ARMAZENAR

Guardar os cosméticos da forma correta pode aumentar sua vida útil. Você os guarda no banheiro? Saiba que não é o lugar indicado por conta da umidade. Guardá-los no carro ou na bolsa também não é uma boa ideia por conta do calor. “O ideal é mantê-los em ambientes frescos e secos”, diz.

E AQUELE BATOM CARÍSSIMO?

A farmacêutica indica que mesmo produtos caros, como batons, devem ser descartados no prazo de 15 dias após a data de validade, “pois a contaminação recente muitas vezes não altera as características do produto. Os batons são ainda mais perigosos, pois os lábios são uma região fina e delicada, muito sujeita a agressões”, declara.

A profissional afirma ainda que em caso de irritação é preciso lavar a região com bastante água corrente e evitar passar demaquilante e outros produtos com álcool. “Caso a sensação continue o ideal é procurar um médico”, explica.

PRAZOS MÉDIOS DE VALIDADE

Rímel – 3 a 6 meses
Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano
Batom ou gloss – 1 ano
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – de 6 meses a 1 ano
Delineador – 1 ano
Hidratante – 1 ano
Pincéis – Lavados mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada.
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso.

É importante ressaltar que a validade de cada produto varia de empresa para empresa. Não é possível padronizá-las, portanto é indicado ler o prazo no rótulo da embalagem.

Posts Relacionados

L’Occitane en Provence do Shopping Crystal lança n... A nova linha da L’Occitane en Provence do Shopping Crystal, batizada de Verbena Sorbet, foi inspirada nos dias quentes de verão do Sul da França.  Com...
Cuidados necessários antes e depois da depilação... A depiladora do Expert Beauty Center Cabral, Tiziane Ribeiro, ensina o que fazer antes e depois da depilação para facilitar esse processo e manter...
Direto da Grécia: Marca Korres chega a Curitiba As marcas de cosméticos naturais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e na prateleira das mulheres que adoram cuidar do rosto e do corpo...

Viver no digital

Loading...