Dicas para malhar no inverno

Encontre motivação e conheça os benefícios de não parar os exercícios no inverno

11 de julho de 2016 - Por: Rubens Binder


Sair da cama cedinho para fazer exercícios no inverno é para os fortes. Quando as temperaturas despencam, muitos acabam deixando a academia em segundo plano. Mas a verdade é que todos esperam estar em forma no verão! Então como fazer?

Primeiro é preciso estar ciente de todos os benefícios que os exercícios trazem no inverno para aumentar a motivação. Vinicius Fajardo, personal trainer e professor de Educação Física da Cia Athletica, lembra que se exercitar nesta época aumenta a imunidade, a autoestima e também o gasto calórico do corpo durante e após a atividade, o que é extremamente importante, pois nos dias gelados a tendência é comer mais para manter o corpo aquecido. “Malhar no inverno aumenta a disposição e o desempenho para continuar se exercitando no verão”, ensina.

 

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Xô preguiça: Maria Augusta, a Guta como é conhecida, se mantém atenta as dicas do personal Vinícios para a rotina de treinos no inverno (Foto Mariana Barcellos)

Acompanhe seus resultados

A assessora jurídica Maria Augusta Lemos Jentzsch começou a treinar há um ano e pratica atividades no mínimo três vezes na semana. Para ela é um pouco mais difícil manter a rotina com o frio. “Eu sempre tenho preguiça e é inegável que no inverno dá muita vontade de ficar em casa com um cobertor quentinho. Por isso, um personal faz toda a diferença. Você estabelece um compromisso e acaba se ‘obrigando’ a ir treinar”, indica. Seu marido, o juiz Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, treina há quatro anos e não deixa o frio atrapalhar sua rotina de exercícios. “Três dias da semana eu corro e três dias faço musculação. Perdi 33 kg e continuo motivado porque vi resultados. Eu tenho uma meta traçada”, afirma.

Invista no aquecimento

Além de procurar a motivação é preciso atenção especial na hora do alongamento e com as roupas. “O aquecimento é fundamental independentemente do clima, mas no inverno é imprescindível para evitar lesões, que são mais comuns nesta época. Aquecer eleva a temperatura corporal, a frequência cardíaca e lubrifica as articulações, preparando o corpo para a atividade a ser praticada”, explica Vinicius. O aluno Ricardo segue as orientações do profissional. “O aquecimento no frio é mais lento, no calor eu demoro 10 minutos, agora isso quase dobra, mas é muito importante”.

Beba mais água

Outra dica essencial destacada pelo professor é manter-se hidratado quando as temperaturas caem. “Transpira-se menos visivelmente, mas a perda de água durante a atividade continua a acontecer, por isso é recomendado beber 100 mL a cada 15 minutos de exercícios”, ensina.

Use a roupa certa

Já as roupas como segunda pele, leggings e peças justas são boas opções. “Como a passagem de ar é menor entre o corpo e a roupa, isso diminui a sensação de frio”, afirma o personal trainer. Maria Augusta consome bastante água e procura acessórios mais quentes. “Uso polainas, por exemplo, que esquentam e são confortáveis na hora de fazer os exercícios”, finaliza.

 

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Vinícius dá dicas preciosas para realizar exercícios mesmo no inverno (Foto Mariana Barcellos)

 TOP 6

As dicas do personal Vinicius Fajardo para você encarar o inverno

  1. Busque um ambiente climatizado para fugir do frio
  2. Ouça músicas animadas! Elas regulam o humor tanto antes quanto durante a atividade
  3. Preguiça ao acordar? Mude o horário do treino
  4. Se prefere malhar à noite, não passe em casa após o trabalho!
  5. Tenha metas claras e objetivas
  6. Procure a companhia de um amigo, assim você gera compromisso, o que favorece na disciplina e frequência

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