4 opções para acabar de vez com as varizes

Saiba quais são as mais indicadas para cada caso

12 de novembro de 2018 - Por: Redação

AdobeStock_176197824

 

Elas já fazem parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Para 80% das pessoas em fase adulta, as varizes marcam presença no cotidiano não somente com veias aparentes, membros inferiores inchados e aquela sensação chata de formigamento, mas também com problemas secundários e igualmente incômodos. A boa notícia é que a medicina tem avançado tanto que hoje existem diversos tratamentos eficazes e modernos para os problemas causados pelas varizes e por demais problemas de circulação. Pouco invasivos e muito eficientes, eles são a solução para quem quer dar um fim nos problemas estéticos e funcionais da má circulação.

 

1. ÚLCERAS VARICOSAS

São feridas que aparecem quando o paciente postergou os cuidados com a saúde das pernas por muito tempo. As varizes tornam insuficiente a drenagem de sangue dos membros inferiores, acumulando sangue venoso rico em CO2. Esse CO2 não permite a entrada de oxigênio nas células da pele, impedindo sua renovação. Com o tempo, aquela pele vai morrendo e, como não é substituída por outra nova, provoca ulcerações de dif ícil cicatrização, que podem variar de pequenas feridas a grandes úlceras que vão do tornozelo até o joelho. Além do tratamento com antibióticos, quando necessário, as úlceras varicosas são combatidas com injeção de espuma densa nas varizes, que age diretamente sobre a causa do problema, e curativos especiais até que as feridas fechem.

 

 2. MICROVARIZES (AS FAMOSAS VARICOSES)

Para eliminar vasos de pequeno porte, que atrapalham mais pela questão estética do que pela questão física, a melhor alternativa é o CLaCs (Crio Laser e Crio Escleroterapia). Esse método não invasivo promove, em sequência, a descamação do endotélio (pele de dentro da veia) e a vasoconstrição das veias a serem tratadas. O tratamento é versátil e funciona em diferentes veias, proporcionando resultados rápidos em algumas sessões.

 

3. VASOS NO ROSTO

Para dar um fim aos pequenos vasos arroxeados que aparecem no rosto, o Laser Nd Yag 1064 é o tratamento mais adequado. Apesar do nome complicado, sua atuação é bastante simples: ele promove uma agressão física no interior da veia, causando seu fechamento e posterior absorção pelo organismo. Ágil e eficiente, não exige o afastamento das atividades rotineiras e é aplicado em consonância a aparelhos que resfriam a pele e amenizam eventuais desconfortos.

 

4. PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

Problemas circulatórios são ocasionados, em grande parte, por predisposições genéticas. Mas existem algumas ações que podem ajudar a prevenir os desconfortos trazidos pela má circulação.

 

PANTURRILHAS SAUDÁVEIS

As panturrilhas não são chamadas de “segundo coração” à toa. Essa região da perna é responsável por bombear o sangue de volta ao coração. Por isso, manter as panturrilhas saudáveis e ativas é o primeiro passo para amenizar eventuais problemas circulatórios.

 

EVITAR EXTREMOS

Passar muito tempo em pé ou sentado são os pré-requisitos ideais para o aparecimento de varizes e vasos dilatados. Por isso, alterne esses períodos com uma caminhada de alguns minutos a cada 2 horas ou erga as pernas se possível. Maneire no tempo das posições!

 

SAÚDE SEMPRE

Um estilo de vida saudável, livre de tabaco e álcool, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos é o segredo para atenuar (ou evitar) os incômodos promovidos pelos problemas circulatórios.

 

ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Manter a saúde é importante, mas é fundamental contar com acompanhamento médico especializado ao menor sinal de desconforto na circulação e realizar checkup anual. Lembre-se: formigamento, sensação de cansaço ou de peso e inchaço nos membros inferiores são sinais de que um angiologista ou cirurgião vascular deve ser consultado imediatamente!

 


CRISTIANO SCHMITT

Rua Padre Anchieta, 2.310, Sala 31 Champagnat

(41) 3092-9699 | angiocentrocuritiba.com.br

Posts Relacionados

Um refúgio para a terceira idade Dr.ª Rosangela Alencar: “Aqui no Lar o idoso se sente amparado, seguro e sabe que nunca vai estar sozinho” (Foto: Jessica Bruning) Todos imaginamo...
Fuja de tratamentos alternativos para varizes Varizes causam um grande desconforto, não é mesmo? Sem falar que deixam nossas pernas esteticamente feias. Para você que sofre com o problema o im...
A importância da nutrição em pacientes oncológicos... APRESENTA Estamos – ou deveríamos estar – sempre cuidando da nossa alimentação, afinal ela ajuda a determinar o estado que o nosso organismo se...

Viver no digital

Loading...