5 mitos e verdades sobre a saúde das crianças

Usar agasalho é bom para não resfriar? E jantar muito tarde, faz mal?

5 de julho de 2018 - Por: Redação

Foto: Gus Wanderley

Foto: Gus Wanderley

 

Já reparou que quando o assunto é saúde infantil sempre tem alguém com um palpite? Pode ser um jeito diferente de fazer o bebê dormir, ficar mais calmo ou até mesmo lidar com a cólica. Sempre há um truque da vovó que transpôs o tempo e foi passado por gerações. Mas é preciso ficar atenta, algumas dessas artimanhas podem significar riscos à saúde da criança.

Como forma de trazer informações confiáveis aos pais, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha #MaisQueUmPalpite contra as fake news e incentivando os pais a tirarem suas dúvidas com profissionais.

Pensando nisso, o VIVER Kids reuniu algumas das dúvidas mais frequentes sobre a saúde da garotada e, para acabar de vez com elas, pediu ajuda a alguns dos melhores especialistas no assunto. Vem conferir!

 

Brincar com terra ou com animais é perigoso para a saúde infantil: MITO

A maior parte dos micro-organismos que vivem na terra, na grama e em bichos de estimação não causam problemas para as crianças. Segundo a pediatra Roseli Sorvelo, é saudável deixar crianças andarem descalças em gramados, areia ou quintal e brincarem com animais de estimação. Essa é uma maneira de ajudar a aumentar a resistência dos pequenos e evitar alergias e doenças autoimunes.

 

Jantar muito tarde provoca sono agitado: VERDADE

A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. Porém, uma refeição com baixo teor de gordura leva apenas duas horas para ser digerida, afirma a pediatra Roseli Sorvelo. Após esse período a criança pode se deitar tranquilamente.

 

Massagens aliviam as cólicas do bebê: VERDADE

Massagear a barriga da criança ou fazer movimentos de “pedalar” com as perninhas pode ajudar a diminuir o desconforto. Isso porque a massagem estimula o movimento das fezes no intestino, reduz a ansiedade e a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas, o que provoca uma sensação geral de bem-estar.

 

Usar agasalho para não resfriar: MITO

O frio não causa resfriado, mas pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que afeta as mucosas do aparelho respiratório. A infectologista pediátrica Maria de Ávila explica que nesse período tendemos a fechar as janelas e impedir a circulação de ar, o que facilita a proliferação do vírus ao ficarmos no mesmo ambiente de alguém que possui a doença.

 

Tomar vacina contra a gripe pode provocar a doença: MITO

A vacina contra a gripe é feita de vírus inativados, o que significa que eles não podem se reproduzir dentro do organismo. A infectologista Maria de Ávila garante que “a imunização é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas”. Se a pessoa ficou doente depois disso, é porque se contaminou com outro vírus que não estava na vacina (gripes e resfriados podem ser causados por vários deles).

Posts Relacionados

Livre-se da micose no verão   Durante o verão, as altas temperaturas aliadas ao suor, a água do mar, piscina, areia e a terra são combinações perfeitas para o apareci...
A importância da nutrição em pacientes oncológicos... APRESENTA Estamos – ou deveríamos estar – sempre cuidando da nossa alimentação, afinal ela ajuda a determinar o estado que o nosso organismo se...
Onde ir com a família em Curitiba Vila Zanardini, belo jardim para aproveitar o dia. (Foto: Daniel Snege)   Está procurando espaços diferentes para sair com a família em Cu...

Viver no digital

Loading...