7 dicas valiosas para preservar sua saúde auditiva

Orientações da fonoaudióloga Dra. Michele Lacerda da Silva Cordeiro para proteger seus ouvidos

10 de setembro de 2018 - Por: Redação

 

 

Nosso dia a dia tem sido cada vez mais barulhento. Na rua, no trabalho ou em casa, temos a constante sensação de que o “volume da vida” aumentou. Buzinas, obras, eletrodomésticos, pessoas conversando em voz alta, cachorros, telefones. Essa overdose sonora que nos atinge voluntária ou involuntariamente pode trazer sérios riscos para a saúde dos ouvidos.

 

Embora os danos auditivos sejam irreversíveis, o problema é evitável com uma boa dose de conhecimento. Conversamos com a Dra. Michele Lacerda da Silva Cordeiro, fonoaudióloga da FMG Soluções Auditivas, que deu 7 dicas essenciais para cuidar da saúde dos ouvidos.

 

 

 

 

NÃO FIQUE MUITO PERTO

Se você estiver exposto a um ruído muito alto, tente manter distância! Os barulhos emitidos por fogos de artifício, por exemplo, chegam a alcançar mais de 120 decibéis, o que ultrapassa o limite seguro, podendo causar perda auditiva temporária ou surdez súbita. Por isso, a melhor forma para se prevenir é ficar longe de carros, caixas de som e obras muito barulhentas.

 

USE PROTETORES AURICULARES

O uso de protetores, se bem selecionados, ajudam muito na redução do som. Eles podem ser usados no dia a dia, como em ambientes profissionais barulhentos e até mesmo ao dormir ao lado de uma pessoa que ronca.

 

CUIDE COM A LIMPEZA

Evite utilizar hastes flexíveis para a limpeza! Em vez disso, opte por passar o cantinho da toalha ou um disco de algodão molhado em toda orelha depois do banho, pois isso removerá a sujeira acumulada na parte externa do ouvido de forma segura.

 

NADA DE CUTUCAR

Tampa de caneta, grampos, entre outros objetos acabam sendo usados para aliviar aquela coceirinha desconfortável no ouvido ou simplesmente para limpá-lo, mas todas essas técnicas fazem mal à saúde. Por ser uma membrana muito fina, o tímpano fura com facilidade, por isso nunca introduza esse tipo de objeto nos ouvidos.

 

ESTEJA ATENTO AO SEU NÍVEL DE AUDIÇÃO

Quando você fez um teste para saber como anda sua audição? Não lembra ou realmente nunca fez? Então está na hora de se preocupar com isso! O exame de audiometria deve ser feito anualmente para verificar se estamos escutando direito e avaliar o grau e o tipo de perda auditiva, caso exista.

 

CHEGA DE PRECONCEITO COM O APARELHO AUDITIVO

Se você é uma pessoa que se preocupa com questões estéticas e até deixa de lado exames para saber como anda a sua audição com medo de ter que usar aparelho auditivo, pare com isso! Hoje, a tecnologia é aliada para ajudá-lo a escutar melhor e, de quebra, cuidar do seu visual e do seu conforto, independentemente da faixa etária. Afinal, será que vale a pena sentir vergonha de algo que vai trazer a você benefícios?

 

PRATIQUE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Depois de ter aprendido o que é prejudicial, você pode praticar hábitos auditivos saudáveis. Entenda os níveis de som no seu ambiente, naturalmente ou até mesmo com a ajuda de aplicativos para smartphones que medem o som para você. E, é claro, eduque sua família para que eles também possam ter uma boa audição ao longo da vida.

 


FMG SOLUÇÕES AUDITIVAS
Av. Batel, 1.230 | Torre B | Sala 912 | Batel
(41) 3018-0646

Posts Relacionados

A importância da nutrição em pacientes oncológicos... APRESENTA Estamos – ou deveríamos estar – sempre cuidando da nossa alimentação, afinal ela ajuda a determinar o estado que o nosso organismo se...
Bem-estar do paciente é a busca incessante em Cuid... APRESENTA As terapias propostas pela filosofia de cuidados paliativos são todas aquelas que proporcionam qualidade de vida e bem-estar para o pac...
Como manter a postura durante a gestação?   Para realizar o sonho de ser mãe, as mulheres passam por diversas mudanças corporais durante a gestação. Mas você já parou para pensar n...

Viverno digital

Loading...