Aliada feminina

16 de maio de 2013 - Por: Redação


A acupuntura é conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde. O que muita gente não sabe é que essa técnica milenar chinesa pode ajudar especialmente na saúde da mulher. Atualmente, é difícil encontrar mulheres que não levem uma superjornada: cuidam da carreira, filhos e casa. Com tantas funções é comum que o excesso de atividades resulte em problemas como estresse, ansiedade e em alguns casos até a depressão. Para ajudá-las, a acupuntura pode ser uma grande aliada, pois a técnica ajuda a equilibrar as energias do organismo, estimulando a vitalidade e bem-estar ao mesmo tempo em que encoraja o corpo na busca do equilíbrio e da autocura. A terapia chinesa também pode amenizar os efeitos da famosa TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa. Conheça cada procedimento e seus benefícios.

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

A acupuntura é um poderoso remédio para aliviar a ansiedade e depressão, algo que nos dias de hoje atrapalha a vida de muitas pessoas. Especialistas afirmam que o método é uma excelente forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem-estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente. Vale lembrar que o método não trata a doença, e sim o doente, já que o princípio da prática está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões. Os pontos para tratar a ansiedade estão localizados no tórax, couro cabeludo e no pulso. Além de mexer com o psicológico, a ansiedade causa a obesidade e o ganho de peso, o que incomoda milhares de mulheres. Os benefícios são vários, podemos citar, entre eles, desde o aumento da autoestima até a perda de peso (que geralmente ocorre nos casos de ansiedade acompanhada de compulsão alimentar). A melhora é rápida e eficaz, é possível notar as diferenças e avanços depois de apenas algumas sessões.

 MENOPAUSA

Segundo uma tese de doutorado defendida em 2008 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a acupuntura é eficaz no tratamento dos sintomas da menopausa. Ela pode aliviar os sintomas reequilibrando o sistema hormonal, especialmente dores de cabeça e enxaquecas, calores, períodos de desânimo e dores nas costas. Além de melhorar a qualidade de vida das mulheres, a técnica regula o funcionamento do organismo como um todo. Além disso, a pesquisa afirma que a terapia auxiliar não apresenta efeitos colaterais, sendo uma importante arma na luta contra os fogachos e demais problemas causados por esse difícil período da vida da mulher.

TPM

Agulhas nos pés, nos braços e até na cabeça também estão sendo utilizadas para tratar essas três letras que mudam o humor das mulheres: TPM (tensão pré-menstrual). Os principais pontos estimulados são a testa para as dores de cabeça, o punho para alteração do humor, o abdome para as costas, o tornozelo para os inchaços e o pé para irritação. Para quem tem medo de agulhas existem outras formas de acupuntura. Na auricular, por exemplo, podem ser usados cristais ou sementes para acionar os pontos energéticos. De acordo com a ciência chinesa a orelha pode estimular todo o organismo. Desta forma, as mulheres só têm a comemorar, pois o  tratamento natural pode levar à redução das doses dos medicamentos da reposição hormonal – diminuindo assim seus efeitos colaterais e riscos – e, frequentemente, pode levar à eliminação do tratamento de reposição hormonal. Além disso, as dores de cabeça associadas à menstruação podem diminuir e o excesso de fluxo menstrual ou fluxo incerto também podem ser equilibrado.

Desta forma, as mulheres só têm a comemorar, pois o  tratamento natural pode levar à redução das doses dos medicamentos da reposição hormonal – diminuindo assim seus efeitos colaterais e riscos – e, frequentemente, pode levar à eliminação do tratamento de reposição hormonal. Além disso, as dores de cabeça associadas à menstruação podem diminuir e o excesso de fluxo menstrual ou fluxo incerto também prar, pois o  tratamento natural pode levar à redução das doses dos medicamentos da reposição horar, pois o  tratamento natural pode levar à redução das doses dos medicamento.

Saiba mais

O especialista em acupuntura Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos trabalha com a Medicina Tradicional Chinesa. A acupuntura é apenas um dos métodos utilizados dentro deste campo. Além dela, ele utiliza a cromoterapia, moxa, reiki, eletroacupuntura, ventosaterapia, laserterapia, auriculoterapia, cristais radiônicos, além de alguns outros aparelhos utilizados para dar ênfase ao tratamento e chegar ao objetivo do paciente de forma agradável e prazerosa, tais como Hai Hua, lâmpada TDP, Rolo de Jade, Zapper, etc. Os atendimentos são individua-  lizados, em um ambiente tranquilo e agradável, com uma estrutura especializada, dispondo de equipamentos diferenciados com intuito de proporcionar resultados satisfatórios e duradouros, visando sempre o bem-estar do paciente.

Dr. Antonio Cezar
Mendes dos Santos

Rua Comendador Araújo, 510, sala 1501

(41) 3223-8927

consultorioac.com.br

Posts Relacionados

Alerta para o sobrepeso   “Em Curitiba, 52% da população está acima do peso. O alerta é que poucos quilos a mais podem representar anos de vida a menos” afirma a end...
Yoga em casa: 10 dicas para dar um start na prátic... Foto: Divulgação   Que tal dar um up no seu bem-estar físico e emocional? A yoga é uma prática perfeita para este objetivo. Além do corpo,...
Insônia, o que fazer? A hora de dormir simplesmente se torna um sofrimento. Você vira para um lado, vira para o outro, levanta, lê um pouco, liga a TV e nada. O sono si...

Viverno digital

Loading...