Como conquistar uma postura melhor

Ter uma boa postura é essencial para não sentir dores. Pausas, alongamentos e cuidar com o estresse também ajudam

11 de outubro de 2017 - Por: Redação

:A fisioterapeuta Josleide Baldim diz que prestar a atenção em nossa postura garante melhor desempenho no dia a dia (foto: Mariana Barcellos)

A fisioterapeuta Josleide Baldim diz que prestar a atenção em nossa postura garante melhor desempenho no dia a dia (Foto: Mariana Barcellos)

A rotina diária de trabalho em frente ao computador faz com que a maioria das pessoas não se dê conta da forma errada que senta. Aí já viu! A dor nas costas é inevitável. “A dor nas costas só perde para a dor de cabeça entre os males mais comuns, e é uma das grandes causas de afastamento no trabalho”, alerta a fi­sioterapeuta da Fisio Global Josleide Baldim Hlatchuk. A ­fisioterapeuta comenta que prestar atenção em nossa postura diária não custa muito e isso garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada. “O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar alguma atividade física, pois quando nos exercitamos temos uma compreensão melhor e, consequentemente, conseguimos respeitar nossos limites”. O segundo passo é cuidar para que o corpo não “desmorone na cadeira”, ou que não tensionemos demais os músculos e as articulações nas atividades diárias.

“O mais importante é manter uma postura relaxada e confortável, o que varia de pessoa para pessoa. É lógico que fatores como o estresse influenciam. Quem tem uma rotina de trabalho atarefada não consegue relaxar, por isso é importante realizar as pausas e os exercícios.”

Josleide esclarece que durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira. “O material utilizado como apoio deve estar em local de fácil visualização, ao lado do monitor ou próximo a ele, evitando, assim, movimentos bruscos com os olhos”, acrescenta.

DICAS PARA MANTER A POSTURA

1)Procure se alongar antes de começar o trabalho e depois também. Tente fazer pequenos intervalos entre os longos períodos de trabalho para descansar a coluna.

2) Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas. Parece um absurdo, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas “não terem tempo de ir ao banheiro” ou passarem longos períodos sem se alimentar!

3) Ao usar o computador faça rotatividade entre as posições e procure alongar ou movimentar os dedos, punhos, cotovelos e ombros em intervalos de meia hora, para melhorar a circulação e reduzir os sintomas dolorosos.

4)Verifique a temperatura, iluminação, ventilação e se o nível de ruído no ambiente estão aceitáveis. Tudo isso interfere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho.

 

MUDE SEU ESTILO

Você está decidido a mudar? Lembre-se que antes de iniciar uma atividade física é preciso fazer uma avaliação com um ­fisioterapeuta que dirá o que é importante para ajudá-lo a melhorar a sua postura corporal. “A RPG Souchard, por exemplo, não é apenas um tratamento. O método vai além e prepara o corpo para iniciar a atividade física, estimulando a consciência corporal, ou seja, você passa a conhecer seu corpo e a se policiar quanto a postura.” “A Reeducação Postural Global é uma técnica de ­fisioterapia desenvolvida para o tratamento das dores que têm origem em desvios posturais e, acredite, é uma ótima alternativa para quem quer mais qualidade de vida”, esclarece Josleide. Os principais objetivos do tratamento são prevenir e combater dores relacionadas à má postura, bem como gerar conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente.

 


FISIO GLOBAL

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fisioterapiaemcuritiba.com

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