Como conquistar uma postura melhor

Ter uma boa postura é essencial para não sentir dores. Pausas, alongamentos e cuidar com o estresse também ajudam

11 de outubro de 2017 - Por: Redação

:A fisioterapeuta Josleide Baldim diz que prestar a atenção em nossa postura garante melhor desempenho no dia a dia (foto: Mariana Barcellos)

A fisioterapeuta Josleide Baldim diz que prestar a atenção em nossa postura garante melhor desempenho no dia a dia (Foto: Mariana Barcellos)

A rotina diária de trabalho em frente ao computador faz com que a maioria das pessoas não se dê conta da forma errada que senta. Aí já viu! A dor nas costas é inevitável. “A dor nas costas só perde para a dor de cabeça entre os males mais comuns, e é uma das grandes causas de afastamento no trabalho”, alerta a fi­sioterapeuta da Fisio Global Josleide Baldim Hlatchuk. A ­fisioterapeuta comenta que prestar atenção em nossa postura diária não custa muito e isso garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada. “O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar alguma atividade física, pois quando nos exercitamos temos uma compreensão melhor e, consequentemente, conseguimos respeitar nossos limites”. O segundo passo é cuidar para que o corpo não “desmorone na cadeira”, ou que não tensionemos demais os músculos e as articulações nas atividades diárias.

“O mais importante é manter uma postura relaxada e confortável, o que varia de pessoa para pessoa. É lógico que fatores como o estresse influenciam. Quem tem uma rotina de trabalho atarefada não consegue relaxar, por isso é importante realizar as pausas e os exercícios.”

Josleide esclarece que durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira. “O material utilizado como apoio deve estar em local de fácil visualização, ao lado do monitor ou próximo a ele, evitando, assim, movimentos bruscos com os olhos”, acrescenta.

DICAS PARA MANTER A POSTURA

1)Procure se alongar antes de começar o trabalho e depois também. Tente fazer pequenos intervalos entre os longos períodos de trabalho para descansar a coluna.

2) Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas. Parece um absurdo, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas “não terem tempo de ir ao banheiro” ou passarem longos períodos sem se alimentar!

3) Ao usar o computador faça rotatividade entre as posições e procure alongar ou movimentar os dedos, punhos, cotovelos e ombros em intervalos de meia hora, para melhorar a circulação e reduzir os sintomas dolorosos.

4)Verifique a temperatura, iluminação, ventilação e se o nível de ruído no ambiente estão aceitáveis. Tudo isso interfere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho.

 

MUDE SEU ESTILO

Você está decidido a mudar? Lembre-se que antes de iniciar uma atividade física é preciso fazer uma avaliação com um ­fisioterapeuta que dirá o que é importante para ajudá-lo a melhorar a sua postura corporal. “A RPG Souchard, por exemplo, não é apenas um tratamento. O método vai além e prepara o corpo para iniciar a atividade física, estimulando a consciência corporal, ou seja, você passa a conhecer seu corpo e a se policiar quanto a postura.” “A Reeducação Postural Global é uma técnica de ­fisioterapia desenvolvida para o tratamento das dores que têm origem em desvios posturais e, acredite, é uma ótima alternativa para quem quer mais qualidade de vida”, esclarece Josleide. Os principais objetivos do tratamento são prevenir e combater dores relacionadas à má postura, bem como gerar conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente.

 


FISIO GLOBAL

Rua Mal. José Bernardino Bormann, 966 | Batel

(41) 3339-7951

fisioterapiaemcuritiba.com

Posts Relacionados

3 informações essenciais sobre mamografia 1. O que é mamografia A mamografia é uma radiografia das mamas, realizada com um aparelho especial que produz baixa dose de radiação. Hoje exis...
De olho na malhação Cuidado exercícios físicos sem acompanhamento podem causar varizes  Atividades físicas são necessárias para manter uma vida saudável, certo? O probl...
Encurtamento muscular: como resolver? APRESENTA Sabe o que é encurtamento muscular? É a perda da elasticidade do músculo que pode causar dificuldade nos movimentos e desvios postura...

Viverno digital

Loading...