Como incluir alimentos funcionais na alimentação

A busca por uma vida mais saudável começa com o prato. Saiba como consumir alimentos funcionais

15 de novembro de 2016 - Por: Redação

Alimentação_Funcionais

Frutas e verduras não podem faltar no cardápio (Fotos: Patrícia Amancio)

 

Dukan, Paleo, Low-Carb… O que essas e tantas outras dietas têm em comum? Todas elas levam alimentos funcionais, que na verdade são todos aqueles que trazem benefícios para a saúde quando consumidos em meio a um cardápio equilibrado e saudável. “Todos os alimentos são funcionais em sua essência, uma vez que são fontes de energia e nutrientes, ou seja, apresentam funções necessárias para a manutenção da vida. Contudo, uma definição mais específica do termo tem sido empregada pela comunidade científica”, explica a professora de Nutrição da Universidade Positivo, Rubia Thieme.

Não é à toa que no processo de atingir uma vida mais saudável a alimentação é sempre um dos itens primordiais. Seja para reduzir o risco de doenças, seja para alcançar o peso desejado, o cardápio certo faz a diferença. “Os alimentos funcionais podem ajudar a evitar algumas doenças, como as cardiovasculares, auxiliar no funcionamento intestinal e proporcionar melhora da imunidade”, afirma Rubia. A nutricionista, no entanto, ressalta que esses benefícios são resultado de um equilíbrio e variam de pessoa para pessoa. “Considerando as diversas interações que os componentes da dieta apresentam após a ingestão, não há como dizer ao certo como esses nutrientes irão se manifestar.”

 

Farinhas integrais são ótimos ingredientes para uma receita light (Foto: Patrícia Amancio)

Farinhas integrais são ótimos ingredientes para uma receita light (Foto: Patrícia Amancio)

 

Vai lá

Uma das maiores dificuldades para alguém que está procurando ter uma vida mais saudável é encontrar produtos de qualidade e acessíveis. Uma dica são os empórios, que fazem uma boa seleção de suas mercadorias para oferecer as melhores opções em um ambiente confortável. Segundo Patrícia Naday de Carvalho, sócia do Armazém Municipal, os clientes buscam cada vez mais uma alimentação saudável. “Em nossas lojas nós tentamos abranger a maior variedade de produtos e todos são importantes. No entanto, a seção de hortifruti sempre foi nosso carro-chefe, até porque foi com essa linha de produtos que começamos a trabalhar. Com o tempo fomos trazendo outras opções conforme a necessidade dos clientes.”

Entre os itens que podem ser encontrados por lá estão uma ampla variedade de chás, verduras, cereais, castanhas, nozes, frutas secas e desidratadas e diversos tipos de farinhas. E estão sempre chegando novidades, que o Armazém Municipal divulga em suas redes. “Usamos a internet para divulgar as novidades. Inclusive é pelas redes sociais também que conversamos com clientes e tiramos dúvidas. É uma troca bem legal.”

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CARDÁPIO FUNCIONAL

Se você busca incluir os alimentos funcionais no seu dia a dia, saiba que existem várias opções. Vegetais, frutas, grãos, laticínios, soja, peixes, carnes e farinhas integrais são alguns produtos que podem fazer parte de um cardápio mais balanceado e saudável. A nutricionista Rubia dá algumas dicas na hora de consumi-los.

Alimentos in natura

Os alimentos in natura devem ser a base da alimentação humana. Assim, verduras e frutas frescas devem ser preferidas em relação às processadas, que têm teor de nutrientes mais baixo e, portanto, trazem menos benefícios à saúde.

Cereais e farinhas

Sejam na forma pura ou em receitas, esses produtos devem ser consumidos principalmente na forma integral, por conterem maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, que mantém seu efeito protetor contra doenças.

Castanhas e nozes

Conhecidas por serem um lanchinho saudável, as castanhas e nozes podem ser consumidas diariamente, porém com moderação, por serem fontes de gorduras saudáveis e micronutrientes essenciais. O recomendado são 50 g por dia.

 

 

ARMAZÉM MUNICIPAL

Rua Jacarezinho, 1199 | Mercês

(41) 3023-5131

Avenida Munhoz da Rocha, 1039 | Cabral

(41) 3027-5131

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