Emagreça com estabilidade e saúde

Emagrecer é um sacrifício para você? Tudo bem, é para muitas pessoas. Saiba como manter o peso ideal

20 de setembro de 2017 - Por: Redação

Dra. Josiane Cristine Melchioretto Detsch e Dra. Viviane Yumi Nakatani explicam como evitar o efeito sanfona (Foto: Jessica Bruning)

Dra. Josiane Cristine Melchioretto Detsch e Dra. Viviane Yumi Nakatani explicam como evitar o efeito sanfona (Foto: Jessica Bruning)

Emagrecer é, sim, um grande desa­fio. Se não fosse, todos estariam em seu peso ideal, não é? Mas essa não é a realidade que vemos. Porém, ainda mais complexo do que ver o ponteiro da balança descer é manter o peso! “Sempre que ocorre uma perda signi­ficativa de peso, acontecem ajustes no organismo que tornam mais difícil um balanço negativo entre o consumo e o gasto de calorias. O que isso quer dizer? Após perder peso o corpo entende que há uma ameaça e começa a economizar energia”, explica a endocrinologista Dra. Viviane Yumi Nakatani da Clínica São Luiz. Portanto, não são apenas mudanças de hábitos que garantem a manutenção do peso.

 

O QUE FUNCIONA?

Não existe dieta e plano de exercícios ideal para todos. O tratamento precisa ser individualizado. Entretanto, em alguns casos, além de cuidar da alimentação e fazer exercícios, é necessário atrelar medicamentos para um resultado efetivo. “Reconhecer a obesidade como doença crônica e progressiva é a chave para uma abordagem eficaz”, afirma a endocrinologista Dra. Josiane Cristine Melchioretto Detsch, também da Clínica São Luis.

EFEITO SANFONA

O próprio corpo quer recuperar os quilos perdidos e vai trabalhar para isso. Portanto, além de regulá-los, é necessário que o paciente perceba que a obesidade vai acompanhá-lo para o resto da vida e, se não houver intervenções contínuas, acontece o famoso efeito sanfona.

MANTER O PESO…

Exige dedicação, perseverança e que os bons hábitos aprendidos durante o período de emagrecimento continuem sendo executados. Manter um estilo de vida saudável e evitar dietas muito restritivas, difíceis de serem seguidas em longo prazo, além de atividade física permanente, é o segredo para a manutenção do peso perdido.

CONTROLE O ESTRESSE

Pode parecer complicado, mas é essencial para quem deseja atingir seu peso ideal (e mantê-lo). O estresse faz o organismo produzir substâncias que aumentam o apetite e diminuem o controle sobre o que se come, além de poder ser um gatilho para problemas como ansiedade e compulsão alimentar.

ACOMPANHAMENTO

Muitas pessoas se empenham por algum tempo, conseguem emagrecer, mas depois da dieta acabam engordando até mais do que perderam. Isso já aconteceu com você? Se sim, a principal dica é: acompanhamento médico e nutricional mesmo depois de atingir o peso ideal.

 

EVITE O REGANHO DE PESO

– Não tem outro jeito! Fazer atividades físicas de forma constante, ao menos uma hora todos os dias, contribui para melhorar a taxa metabólica basal (quantia mínima de energia – calorias – necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso). Portanto, quanto mais intenso for o exercício, maior será a necessidade energética.

– Se pese toda semana, de uma a duas vezes. Assim, se você perceber que ganhou peso novamente, é possível adotar estratégias mais efetivas.

– Mantenha uma dieta com menor quantia de calorias em longo prazo. Tente manter a sensação de não estar completamente saciado às refeições. O que não signifi­ca que você não vai abrir exceções, mas faça isso com moderação.

– Durma pelo menos 7 horas. Pessoas que dormem pouco podem ter alterações nos hormônios que regulam o apetite.

– Já tentou de tudo e não funcionou? Procure um profissional para ajudá-lo. Às vezes só a força de vontade não é o su­ficiente e você pode precisar de tratamento medicamentoso.


CLÍNICA SÃO LUIZ

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1087 | Batel

(41) 3223 – 8996

endocrinocuritiba.com.br

Posts Relacionados

Tô te querendo! Uma vida sexual saudável é essencial para a harmonia do casal. Mas sabemos que nem sempre é assim que acontece e o resultando são conflitos tanto ...
Conheça prós e contras de 6 métodos anticonceptivo... Como escolher o método anticoncepcional perfeito para você? Depende: cada um tem vantagens e desvantagens. As principais opções podem ser divididas em...
Keep calm A regra é relaxar. Respire fundo, esqueça os problemas e conheça algumas atitudes que podem mudar a sua vida       POR Mariana Gatzk | FOTO Brunno Co...

Viverno digital

Loading...