Entenda a importância do alongamento

Além de prevenir lesões, alongar também ajuda no movimento e relaxamento do corpo

20 de julho de 2017 - Por: Revista Viver

 

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APRESENTA

 

Se você pratica exercícios físicos, com certeza sabe que é preciso alongar antes de dar início a atividade. Mas não devemos nos lembrar do alongamento só na hora do esforço, como reforça a fisioterapeuta Dra. Ludmila de Castro, da Clínica da Saúde Curitibana “o principal objetivo é reduzir a tensão e manter a flexibilidade muscular”.

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O alongamento, que também é uma forma de exercício, libera as articulações e permite executar os movimentos sem restrições. Além disso, não há limite de idade para praticar! Mas vale ficar atento: aqueles que tem mais de 60 anos devem incluir a prática na rotina diária para garantir uma vida saudável. Em relação ao horário, há um consenso entre os especialistas que o período da manhã, logo após acordar, é muito positivo.

 

COMO FAZER?

O alongamento deve ser realizado no sentido contrário a contração do músculo que queremos alongar. Confira os modelos mais comuns e saiba como realizar:

 

Alongamento da Coluna Cervical

Sentado, use os braços para puxar a cabeça para um lado e para o outro

 

Entenda a importância do alongamento (cervical)

Alongamento da Dorsal

Sentado, com o braço na lateral do rosto e esticado, incline o tronco na direção da mão que está sobre a cabeça e deixe o outro braço em repouso

 

Entenda a importância do alongamento (dorsal)

 

Alongamento Lombar

Deitado de costas, abrace as duas pernas dobradas e relaxe deixando a coluna relaxada

 

Entenda a importância do alongamento (lombar)

 

Alongamento de isquiotibiais

Sentado e com as pernas esticadas, tente alcançar os pés sem dobrar os joelhos.

Entenda a importância do alongamento (isquiotibiais)

 

 

Foto Dra LudmillaDRA. LUDMILA DE CASTRO – CLÍNICA DA SAÚDE CURITIBANA

Rua Comendador Araújo, 86 | Centro

(41) 3402-2434

 

 

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