Exercícios físicos: muito além de um corpo bonito

Atividade física faz bem para o corpo e a sensação de bem-estar é capaz de mudar seu estilo de vida

18 de setembro de 2017 - Por: Redação

Não é somente a liberação de endorfi­na que causa aquela sensação de felicidade ao praticar exercícios. Saber que está fazendo uma atividade só sua, ter aquele tempo para cuidar de você, da sua saúde e bem- -estar, joga sua autoestima lá para cima – é o clássico “gostar de si mesmo”. Quando você sai de uma aula ou levanta de um aparelho na academia e se olha no espelho, faz toda a diferença gostar do que vê.

Para Fernanda, a prática regular de atividades trouxe outros benefícios além do físico (Foto: Mariana Barcellos)

Para Fernanda, a prática regular de atividades trouxe outros benefícios além do físico (Foto: Mariana Barcellos)

Ainda que não tenha atingido seu objetivo ­final (perder peso, ganhar massa muscular ou defi­nir as formas), saber que está ali com um propósito em benefício próprio, amparado e estimulado por bons profissionais, é uma bela injeção de ânimo! “A atividade física eleva a autoestima e estar bem com você mesmo dá mais disposição – um leva ao outro. A mente consciente precisa comandar o corpo, que muitas vezes não tem vontade de ir à academia, por exemplo. O corpo responde à alma”, opina a psicoterapeuta Renata Michel, professora do curso de Psicologia da PUCPR.

 

MEU FOCO

A engenheira Fernanda Colognesi, 36 anos, viveu – e ainda vive – exatamente essa experiência. Hoje, ao frequentar a academia, ela sente felicidade com sua imagem no espelho e com o estilo de vida que leva. Mas nem sempre foi assim… Ela lembra que o primeiro grande ganho de peso foi após a faculdade, quando chegou aos 80 kg. “Tentei duas academias, mas eu realmente não gostava e não via efeitos para emagrecer”, diz. No ­final de 2008, já com 90 kg, as coisas pioraram. “Eu, que já tinha uma natureza insegura, me senti ainda mais abalada pela falta de autoestima. Eu me olhava em espelhos e fotos e não me reconhecia. Tinha vergonha de estar como estava e culpa por ter me deixado chegar àquele peso”, lembra.

Após várias tentativas de perder peso, consultas com nutricionistas, acompanhamento psicológico e procura por algum esporte que a agradasse, em 2012 Fernanda passou a frequentar a Cia. Athletica. “Logo percebi os benefícios da atividade física bem orientada. Por mais que o peso na balança não baixasse, vi mudanças em meu corpo, de­finição muscular nas pernas e braços que eu nunca tinha visto antes. Sentir o fôlego aumentando para fazer as aulas até o ­final e a força aumentando na musculação foi me devolvendo a autoestima. Fui me dando conta que se persistisse, eu era capaz de melhorar. A prática frequente me trouxe outros benefícios físicos: passei a me sentir mais disposta, a dormir melhor, a achar a pele mais bonita”, conta.

RESULTADO

A atividade física trouxe para Fernanda uma mudança no estilo de vida. Segundo a psicoterapeuta Renate Michel, é isso que precisa ser feito quando uma pessoa não está feliz com ela mesma. “Se você olha no espelho e não ­fica satisfeito com o que vê, em primeiro lugar, pense se não está sendo muito rigoroso com você mesmo. E o principal: busque fazer algo como uma atitude de mudança de vida mesmo, tendo sempre em mente que não será mágico nem imediato”, reforça.

 

PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA ELEVA A AUTOESTIMA PORQUE…

… produz endorfi­na, o hormônio do prazer. Você se sente fi­sicamente bem e, automaticamente, sua autoestima fi­ca melhor.

… sente o que chamamos de corpo funcional, que é aquele que funciona bem para o que precisa fazer, trazendo harmonia entre mente e físico. É o que faz você pensar “esqueci a janela aberta e está chovendo, preciso ir lá correndo” e conseguir fazer isso sem se cansar, o que faz com que se sinta bem.

… ir à academia ou ao parque faz com que você conviva – é fundamental para a boa autoestima ter amigos e socializar.

Fonte: Renate Michel, psicoterapeuta e professora do curso de Psicologia da PUCPR.

Posts Relacionados

Penso, logo emagreço Se você não está em luta com a balança, com certeza conhece alguém que está. Todos nós sabemos que os hábitos alimentares incorretos, sedentarismo e h...
Saiba as diferenças entre Dengue, Zika e Chikungun... Neste verão um assunto tem tomado conta das conversas entre amigos, das matérias de jornais e tem sido uma preocupação recorrente entre as grávidas: D...
Gengibre: raiz poderosa O gengibre é uma raiz cheia de benefícios. O ingrediente que combina com várias frutas dando um sabor especial aos sucos, ainda tem ação anti-inflam...

Viverno digital

Loading...