Fuja de tratamentos alternativos para varizes

Receita milagrosa é o que mais existe aqui na internet, mas especialista alerta que nada disso funciona

15 de junho de 2017 - Por: Redação

Hair Removal Concept. Closeup Of Beautiful Woman's Hand With Natural Manicure Touching Sexy Long Legs. Young Female Touching Her Perfect Hairless Smooth Soft And Silky Skin. Beauty Body Care Concept

Varizes causam um grande desconforto, não é mesmo? Sem falar que deixam nossas pernas esteticamente feias. Para você que sofre com o problema o importante é visitar um médico – neste caso um vascular – para que o profissional avalie a gravidade das varizes e decida qual o melhor tratamento.

 

“Existem muitos bons tratamentos para as varizes. No entanto, é preciso dar mais importância a prevenção”, alerta o cirurgião vascular Dr. Cristiano Schmitt, do Angiocentro Curitiba. “Frequentemente visitamos especialistas para ver como andam nosso coração e ouvidos, por exemplo. Mulheres regularmente vão ao ginecologista também. Mas nos esquecemos de cuidar dos vasos sanguíneos. Afinal, isso também é importante para avaliar a sua saúde! Um check-up anual com o cirurgião vascular deve fazer parte de sua agenda”, recomenda.

 

Segundo o especialista, é muito importante prestar atenção às primeiras manifestações que podem fazer com que as varizes apareçam, para evitar complicações ao longo do tempo. “Qualquer dor ou inchaço, visite seu médico”, reforça.

 

ALERTA PARA OS REMÉDIOS CASEIROS

É incrível como em pleno século XXI e com tantas tecnologias modernas para tratar o problema que afeta aproximadamente 45% das mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o uso de soluções caseiras ainda é grande. “Ainda recebo no consultório pacientes com sérios problemas que por muito tempo tentaram resolver a questão com remédios caseiros. São casos em que formaram feridas”, comenta.

 

Tratamentos da época da vovó ainda persistem no imaginário coletivo. “Remédio caseiro com base de suco de uva, massagem nas pernas usando vinagre de maçã e utilização de emulsões com ervas estão entre as ‘terapias alternativas’ utilizadas”, conta. “Tem um creme no mercado a base a nicotinamida que deixa a pele vermelha. Com isso, o contraste entre os vasinhos diminui e a pessoa pensa que tratou, mas não melhorou nada”, explica.

 

“Varizes têm que ser tratadas de forma adequada e somente um profissional pode ajudar com o problema. Cuidar de sua alimentação e praticar exercícios já é um bom começo para evitar complicações”, finaliza Dr. Cristiano.

 

CURIOSIDADES E ALÍVIOS

Algumas soluções que atenuam o inchaço e diminuem a dor, mas não são tratamentos:

 

– Aplicar uma bolsa de gelo sobre as varizes pode ajudar a minimizar sua aparência e a reduzir o inchaço ao redor da veia. “Isso ocorre porque o frio restringe o fluxo de sangue para a área de aplicação, melhorando a aparência das veias inchadas, mas não significa que o problema está resolvido. O que acontece é apenas um alívio imediato”, esclarece.

 

– Usar vinagre gera alívio com relação ao desconforto, mas cuidado: “Para quem resolve passar o produto e fazer massagem junto, não se deve fazer pressão sobre a região afetada”.

 

– A aplicação do frio e calor também é muito efetiva. Comece com um pano quente, fazendo pressão sobre as varizes. Depois faça o mesmo, mas com um pano de água fria. Essa mudança de temperatura é muito relaxante, efetiva e facilita uma correta circulação do sangue em nossas pernas.

 

– Alívio mesmo é deitar com as pernas para cima. “Ao chegar em casa, relaxe alguns minutos com pernas para o alto para reduzir o inchaço. Basta colocar sobre uma almofada e apoiar as pernas na parede”, esclarece.

 

CUIDADO, NÃO FAÇA:

– Borra de café

– Teia de aranha

– Tomate verde

– Sangria (é o que se chama de sangrar as varizes)

 

 

Saude_Vascular Dr CristianoDR. CRISTIANO SCHMITT

Rua Padre Anchieta, 2310, Sala 31 | Champagnat

(41) 3092-9699

Posts Relacionados

Estressado? Saiba como a acupuntura pode ajudar APRESENTA   Quantos compromissos você tem essa semana? Quantas metas a bater? Quantas coisas deseja fazer, mas acaba não fazendo nenhuma? T...
Tudo o que você precisar saber sobre pilates O pilates é considerado um dos melhores exercícios para quem deseja fortalecimento muscular, evitar doenças cardiovasculares, emagrecer, corrigir ...
Penso, logo emagreço Se você não está em luta com a balança, com certeza conhece alguém que está. Todos nós sabemos que os hábitos alimentares incorretos, sedentarismo e h...

Viverno digital

Loading...