Mitos e verdades sobre dores nas costas

Pioram com a idade? Só cirurgia resolve? Tire suas dúvidas sobre esse problema tão comum

19 de outubro de 2016 - Por: Redação

logo nippon black

APRESENTA

 

Muitas pessoas sentem dores nas costas, aliás, estudos da OMS apontam que 80% das pessoas têm ou terão dores nas costas durante a vida. Por isso mesmo, é tanta gente dando pitaco sobre esse problema, que acabamos sem saber o que é verdade e o que é mentira. Convidamos o Dr. Mark Deeke, ortopedista e traumatologista da Unimed Curitiba, para esclarecer algumas dessas sabedorias populares.

 

Pessoas que trabalham como telefonistas, dentistas, manicures ou cirurgiões sempre terão dores nas costas.

saúde_nippon2MITO

Todas as pessoas estão sujeitas as dores nas costas (dorsalgia). Isso independe da profissão. O problema pode estar relacionado a predisposições genéticas, malformações, condicionamento físico para aquela faixa etária, ergonomia ao trabalhar, postura. Infelizmente essas profissões exigem que os profissionais estejam mais atentos a situações como postura e manutenção do bom condicionamento físico.

 

As dores nas costas só pioram com a idade.

saúde_nippon3

MITO

Existe uma tendência, mas não uma certeza. Pois como na explicação anterior, muitas pessoas têm genética privilegiada ou mesmo mantém bons hábitos de vida que compensam as eventuais situações de dor decorrentes de eventos do envelhecimento (degenerativos). Ao envelhecer, a musculatura enfraquece, as articulações tornam-se artrósicas, o que predispõe a instalação de dores, mas não é uma situação determinante da ocorrência de dor. Boa postura e condicionamento físico para o melhor de cada idade deve ser a meta de cada um de nós.

 

Dores na coluna sempre indicam uma doença grave.

saúde_nippon8MITO

A dor é sempre um sinal de alerta. Mas de maneira alguma significa que seja a causa uma doença grave. Ao contrário. Muitas vezes a dor é de origem muscular e terá um tratamento simples e eficaz indicado pelos médicos.

 

Exercícios físicos provocam dores nas costas.

saúde_nippon4

MITO

Exercícios físicos podem provocar dores, assim como o próprio sedentarismo. A dor pode decorrer de atividades feitas de maneira equivocada, como, por exemplo, levantar um peso do solo com a coluna curvada ao invés de deixá-la reta e dobrar os joelhos. Assim os exercícios devem ser sempre realizados com a melhor postura possível, para minimizar as possíveis lesões, desde musculares até articulares.

 

Só cirurgia resolve.

saúde_nippon5

MITO

Os tratamentos das dores na coluna são diversos e vão desde a reabilitação fisioterápica, terapias medicamentosas até a cirurgia. Cada caso terá um tratamento baseado na causa da dor e outros fatores que afetam o prognóstico. Na verdade, a maioria dos pacientes não precisa de cirurgia, mas isto depende do diagnóstico e também da aderência do paciente aos tratamentos propostos. Por isso os pacientes devem procurar auxílio médico para que estes possam identificar a causa da dor e propor o melhor tratamento para cada caso.

 

Dormir em colchão duro ou mole demais pode piorar as dores.

saúde_nippon6

DEPENDE

Muito se fala das características dos colchões, porém mais importante do que o colchão propriamente dito é a maneira como você dorme. Dormir de lado com um travesseiro no meio dos joelhos e outro travesseiro para deixar o pescoço em posição neutra é o ideal. A densidade do colchão e do travesseiro depende do peso do indivíduo, por isso nem sempre colchões duros serão recomendados. Deve-se lembrar que com o tempo o colchão se deforma e perde as características iniciais de quando novo e deve ser trocado.

 

Estar acima do peso causa dores na coluna.

Digital Bathroom Scale Displaying OMG Message

MITO

Estar acima do peso é um fator predisponente, mas não determinante das dores nas costas. Pior do que o sobrepeso é o mau condicionamento físico ou mesmo o sedentarismo, que pode ser associado ao peso inadequado. Pessoas magras também podem ter dor devido a esses fatores.

 

A postura é um dos principais motivos que causam dor nas costas.

saúde_nippon

MITO

A causa é multifatorial. Diversas situações podem levar as dores. A postura é uma destas, mas geralmente esta vem associada com o sedentarismo.

 

NIPPON BRASIL

Rua Júlia da Costa, 668 | Mercês

(41) 3089-0001 | (41) 9746-0000

Posts Relacionados

Você já ouvir falar na câmara hiperbárica?   Os doutores Sergey Lerner e Luciano Machado são os responsáveis da Clínica Oxigenoterapia Hiperbárica Brasil-Sul (Foto: Mariana Barcellos) ...
Keep calm A regra é relaxar. Respire fundo, esqueça os problemas e conheça algumas atitudes que podem mudar a sua vida       POR Mariana Gatzk | FOTO Brunno Co...
Por que não consigo emagrecer? Perder peso é o desejo de muitas pessoas (e, principalmente de nós, mulheres!). Muitas vezes tentamos fazer dietas restritivas, cuidamos com o que...

Viverno digital

Loading...