Você sabe o que é podoposturologia?

Conheça a técnica que previne e cura vários problemas, inclusive dores nos pés, joelhos e coluna

19 de junho de 2017 - Por: Redação

A fisioterapeuta Dra. Camilla Basso (Foto: Mariana Barcellos)

A fisioterapeuta Dra. Camilla Basso fala sobre como a Podoposturologia pode ajudar a amenizar dores nos pés, joelhos, coluna e quadril (Foto: Mariana Barcellos)

 

Sempre ouvimos por aí: “Cuidado com a coluna! Fique ereto! Arrume os ombros!”, não é mesmo? Afinal, postura errada pode gerar inúmeras dores que simplesmente seriam evitadas se todo mundo cuidasse mais do corpo. No entanto, para quem já apresenta algum problema com relação à postura, uma técnica tem ajudado a diminuir dores e até resolver de vez a questão. O nome é meio complicadinho – Podoposturologia –, mas o método é simples e utiliza palmilhas que auxiliam na reeducação e realinhamento da estrutura do corpo. O mais bacana disso tudo? Não precisa de cirurgia e entrega um resultado quase que imediato.

 

A utilização das palmilhas pode ser tanto para a prevenção como para a cura de vários problemas. “A técnica corrige vícios posturais que comprometem a nossa saúde”, esclarece a fisioterapeuta Dra. Camilla Basso, da Clínica Fisionorte. “Para termos um equilíbrio postural, é preciso tratar a causa do problema e não a consequência, que é a dor. Na podoposturologia o paciente é avaliado de uma maneira geral, por isso os resultados são positivos”, complementa.

 

QUE BENEFÍCIOS ESSA TÉCNICA PODE TRAZER?

A palmilha é personalizada para cada padrão de pisada. Esse é o diferencial da técnica: a confecção das palmilhas próprias para cada pisada. De acordo com uma avaliação geral é feita uma prévia de como ficará o produto e, com isso, o paciente já consegue sentir o conforto.

 

O QUE LEVA UMA PESSOA A PROCURAR A PODOPOSTUROLOGIA?

A principal reclamação são as dores nos pés ou então nos joelhos, coluna e quadril. Como os pés são a base do nosso corpo, se iniciamos nosso dia pisando de forma errada durante anos, isso gera desconfortos generalizados e, consequentemente, dores.

 

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DORES?

Com o estresse diário, que afeta a todos nós, acabamos tencionando os músculos, gerando posições inadequadas dos membros ou coluna vertebral. Passamos a maior parte do dia sentados, em frente ao computador ou conectados ao celular com flexão de coluna cervical, e quando resolvemos descansar, “relaxamos” na posição errada novamente, isso gera um ciclo vicioso de más posturas, causando fortes dores. E o pior: sabemos que fazemos tudo isso errado, mas não fazemos esforços para evitar.

 

PARA QUAIS TIPOS DE PROBLEMAS O USO DA PALMILHA É INDICADO?

As palmilhas posturais são indicadas para escoliose, hipercifose, hiperlordose, pés planos, pisadas erradas, entre outros problemas. O importante é sempre lembrar que essas palmilhas podem ser usadas apenas com indicação de um especialista.

 

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?

Mulheres grávidas e crianças abaixo de sete anos.

 

A PODOPOSTUROLOGIA PODE SER ALINHADA A OUTRAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO?

O paciente deve usar as palmilhas no mínimo quatro horas por dia durante um ano. Dependendo da patologia, pode realizar uma atividade física, além de fisioterapia convencional, RPG, Quiropraxia, Pilates ou outra técnica que se encaixe. O alinhamento com outros métodos é essencial para o sucesso do tratamento.

 

EM QUANTO TEMPO O PACIENTE PODE OBTER RESULTADO?

Na maioria dos casos, o alívio das dores é imediato. Em alguns casos o paciente demora uma ou duas semanas para a adaptação da nova pisada. Dores musculares podem ocorrer devido ao estímulo de músculos que estão inutilizados no dia a dia, mas dores articulares não devem ocorrer. Na avaliação, as orientações devidas são feitas e o acompanhamento é realizado durante o ano de tratamento, se for necessário.

 

 

FISIONORTE

Avenida Paraná, 1251 | Cabral

(41) 3019-2511

 

Posts Relacionados

Keep calm A regra é relaxar. Respire fundo, esqueça os problemas e conheça algumas atitudes que podem mudar a sua vida       POR Mariana Gatzk | FOTO Brunno Co...
Alta gastronomia em prol da saúde infantojuvenil O pernambucano Ivan Lopes comanda a seleção de renomados chefs que promovem o jantar   A 10ª edição da Noite dos Chefs do Complexo Pequeno...
Tudo sobre cirurgia bariátrica   A cirurgia bariátrica vem sendo apresentada como opção para quem sofre de problemas relacionados à obesidade. O procedimento é uma das f...

Viverno digital

Loading...