Os benefícios das flores na alimentação

Conheça suas propriedades e aprenda a inseri-las no seu cardápio

26 de outubro de 2016 - Por: Redação


Saude_Os beneficios das flores

Além de encherem os ambientes de vida e terem um cheirinho maravilhoso, as flores também despertam o paladar. Segundo a gestora de culinária natural do Clorofila, Marcia Bessa,  cultivar flores reduz o estresse e melhora o humor. “Além disso, para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, só tem a ganhar na qualidade de vida quando passa a plantar, para consumo próprio, hortas, vegetais, ervas e até mesmo as flores comestíveis”, ensina.

 

FLORES COMESTÍVEIS

Porém, sempre é preciso ter precauções quando se fala em flores, já que elas não são muito comuns em nosso cardápio. “É importante comprar de fornecedores especializados em produtos orgânicos, e antes de consumir, a pessoa deve estar segura de que não apresenta alergia a essas flores e ao pólen”, afirma.

 

CULTIVAR EM CASA

Ficou interessado? Para cultivar flores comestíveis em casa, o trabalho é bem simples. Elas necessitam do sol apenas  por 4 horas e devem ser adubadas de 30 em 30 dias.

 

Confira algumas opções de flores e saiba como inseri-las em suas receitas:

 

CALÊNDULA: Popularmente chamada de maravilha, verrucária, bem-me-quer, mal-me-quer e margarida dourada. Tem propriedades anti-inflamatórias, adstringente, analgésica, anestésica, antibacteriana e constantemente é indicada para fins homeopáticos. Da sua flor, usa-se apenas as pétalas, pois  o talo e a base são muito duros.

 

CAPUCHINHA: É uma flor comestível com sabor picante usada em saladas e em sucos verdes. Ajuda no combate a doenças dos rins e da bexiga e contém vitamina A.

 

CRISÂNTEMO: Usa-se as pétalas e as folhas novas em saladas. Rica em vitamina D e  E.

 

FLOR DE MEL: Tem sabor adocicado com cheiro de mel. Usa-se comumente em peixes, saladas e saladas de frutas. Contém vitamina A .

 

HIBISCO: Muito usada em chás em infusão quente ou fria e em suco muito nutritivo. Suas sementes, ricas em proteínas, podem ser usadas para fazer uma farinha que pode ser adicionada a uma sopa, feijão e etc.

 

FLOR DE COENTRO: Rica em vitamina C, é excelente em receitas de peixes. Tem sabor mais suave do que a própria erva.

 

CARURU: Tem parentesco com a quinoa. Suas flores são usadas junto com as folhas em forma de patês, preparados com tofu ou tahine. Além disso, suas folhas podem ser usadas em refogados e as sementes são cozidas ou torradas para serem utilizadas como recheios e cereal. É muito usada na cozinha macrobiótica e contém ferro.

 

AMOR-PERFEITO: Delicada, deve ser embalada e guardada na geladeira por até três dias. De sabor suave de rosas e levemente adocicado, pode ser usado em qualquer prato, saladas ou sobremesas. Rica em vitamina c, ajuda no sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea.

 

MINI ROSAS: Atuam como anti-inflamatório. Além de decorar os pratos, suas pétalas são usadas em saladas, geleias, gelatinas, pudins, cremes e até licores. Contém vitamina C.

 

FLOR DE ABÓBORA: Pode ser utilizadas em sopas e acompanhamentos para macarronadas, principalmente na gastronomia mexicana. É também uma fonte importante de cálcio.

 

FLOR DE RÚCULA:  É aromática e pode ser usada em saladas e como ingredientes para sopa. Contém grande teor de ferro e ajuda no combate anemia.

 

FLOR DE JASMIM: Seu uso vai além dos chás até perfume, por possuir fragrância agradável. Tem propriedades calmantes, para controlar ansiedade e depressão.

 

FLOR DE DENTE DE LEÃO: A melhor maneira de utilizar suas flores é no preparo de chás em infusão e em pratos quentes. Possui betacaroteno, além de conter ferro e cálcio.

Posts Relacionados

7 razões para consumir nuts APRESENTA     Quem quer levar uma vida saudável deve prestar atenção em tudo o que come. Além de controlar o peso, ter uma alimenta...
Emagreça com estabilidade e saúde Dra. Josiane Cristine Melchioretto Detsch e Dra. Viviane Yumi Nakatani explicam como evitar o efeito sanfona (Foto: Jessica Bruning) Emagrecer é, ...
Academia para ciclistas abre em Curitiba Aqueles que praticam ciclismo profissional ou simplesmente amam andar por aí sobre duas rodas, terão um novo espaço exclusivo para treinar em Curi...

Viverno digital

Loading...