Os benefícios das flores na alimentação

Conheça suas propriedades e aprenda a inseri-las no seu cardápio

26 de outubro de 2016 - Por: Redação


Saude_Os beneficios das flores

Além de encherem os ambientes de vida e terem um cheirinho maravilhoso, as flores também despertam o paladar. Segundo a gestora de culinária natural do Clorofila, Marcia Bessa,  cultivar flores reduz o estresse e melhora o humor. “Além disso, para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, só tem a ganhar na qualidade de vida quando passa a plantar, para consumo próprio, hortas, vegetais, ervas e até mesmo as flores comestíveis”, ensina.

 

FLORES COMESTÍVEIS

Porém, sempre é preciso ter precauções quando se fala em flores, já que elas não são muito comuns em nosso cardápio. “É importante comprar de fornecedores especializados em produtos orgânicos, e antes de consumir, a pessoa deve estar segura de que não apresenta alergia a essas flores e ao pólen”, afirma.

 

CULTIVAR EM CASA

Ficou interessado? Para cultivar flores comestíveis em casa, o trabalho é bem simples. Elas necessitam do sol apenas  por 4 horas e devem ser adubadas de 30 em 30 dias.

 

Confira algumas opções de flores e saiba como inseri-las em suas receitas:

 

CALÊNDULA: Popularmente chamada de maravilha, verrucária, bem-me-quer, mal-me-quer e margarida dourada. Tem propriedades anti-inflamatórias, adstringente, analgésica, anestésica, antibacteriana e constantemente é indicada para fins homeopáticos. Da sua flor, usa-se apenas as pétalas, pois  o talo e a base são muito duros.

 

CAPUCHINHA: É uma flor comestível com sabor picante usada em saladas e em sucos verdes. Ajuda no combate a doenças dos rins e da bexiga e contém vitamina A.

 

CRISÂNTEMO: Usa-se as pétalas e as folhas novas em saladas. Rica em vitamina D e  E.

 

FLOR DE MEL: Tem sabor adocicado com cheiro de mel. Usa-se comumente em peixes, saladas e saladas de frutas. Contém vitamina A .

 

HIBISCO: Muito usada em chás em infusão quente ou fria e em suco muito nutritivo. Suas sementes, ricas em proteínas, podem ser usadas para fazer uma farinha que pode ser adicionada a uma sopa, feijão e etc.

 

FLOR DE COENTRO: Rica em vitamina C, é excelente em receitas de peixes. Tem sabor mais suave do que a própria erva.

 

CARURU: Tem parentesco com a quinoa. Suas flores são usadas junto com as folhas em forma de patês, preparados com tofu ou tahine. Além disso, suas folhas podem ser usadas em refogados e as sementes são cozidas ou torradas para serem utilizadas como recheios e cereal. É muito usada na cozinha macrobiótica e contém ferro.

 

AMOR-PERFEITO: Delicada, deve ser embalada e guardada na geladeira por até três dias. De sabor suave de rosas e levemente adocicado, pode ser usado em qualquer prato, saladas ou sobremesas. Rica em vitamina c, ajuda no sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea.

 

MINI ROSAS: Atuam como anti-inflamatório. Além de decorar os pratos, suas pétalas são usadas em saladas, geleias, gelatinas, pudins, cremes e até licores. Contém vitamina C.

 

FLOR DE ABÓBORA: Pode ser utilizadas em sopas e acompanhamentos para macarronadas, principalmente na gastronomia mexicana. É também uma fonte importante de cálcio.

 

FLOR DE RÚCULA:  É aromática e pode ser usada em saladas e como ingredientes para sopa. Contém grande teor de ferro e ajuda no combate anemia.

 

FLOR DE JASMIM: Seu uso vai além dos chás até perfume, por possuir fragrância agradável. Tem propriedades calmantes, para controlar ansiedade e depressão.

 

FLOR DE DENTE DE LEÃO: A melhor maneira de utilizar suas flores é no preparo de chás em infusão e em pratos quentes. Possui betacaroteno, além de conter ferro e cálcio.

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