Os benefícios e cuidados necessários com as lentes de contato

É possível dispensar o uso dos óculos com lentes de contato descartáveis

30 de março de 2016 - Por: Redação


Saúde_lentes-de-contato-618x420

É possível dispensar o uso dos óculos ou ainda ter a cor desejada dos olhos com lentes de contato descartáveis. Mas antes de sair por aí e comprar em qualquer lugar é bom considerar alguns cuidados que são imprescindíveis para não prejudicar a visão, como buscar orientações seguras de um médico oftalmologista. Para oferecer algumas informações importantes, entrevistamos a oftalmologista do Hospital de Olhos, Dra. Luciane Moreira.

POR QUE TEM AUMENTADO O NÚMERO DE PESSOAS QUE USA LENTE DESCARTÁVEL?

A razão é simples. Os avanços tecnológicos em materiais e desenhos nesta área da Oftalmologia foram tantos que muitos usuários não percebem que usam uma lente. Um exemplo desses avanços é a chegada recente no mercado de uma lente descartável multifocal. Além disso, atualmente o custo dessas lentes está bem acessível à maioria da população.

QUAL O BENEFÍCIO DAS DESCARTÁVEIS?

São lentes de uso social, para quem usa a lente apenas de vez em quando como ir a uma festa ou praticar esporte. Elas são armazenadas individualmente e o usuário utiliza apenas uma vez. Dispensam, portanto, produtos de conservação e o paciente também evita riscos de contaminação por meio de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.

POR QUE PROCURAR UM ESPECIALISTA?

Porque você está vestindo sua córnea. É como comprar uma roupa de um tamanho maior ou menor. Vai ficar desconfortável.  Se você compra uma lente muito pequena vai começar a doer, se usa uma muito grande ela vai dançar no seu olho. Em uma hora você não sente, mas em cinco horas vai incomodar. É preciso saber a curvatura exata do olho e para isso é preciso fazer um exame que se chama ceratometria, eventualmente o mapeamento de superfície (topografia) e a refração para avaliar o grau.

O Hospital de Olhos do Paraná  conta com o Centro de Orientação em Lentes de Contato, que oferece a instrução correta e total segurança aos pacientes. Vale ressaltar que o usuário de lentes de contato pode ter complicações induzidas, facilitadas ou agravadas em consequência de alterações pelo trauma provocado por uma lente inadequada.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO FAZER UM NOVO EXAME?

Até um ano não precisa passar novamente pela avaliação do oftalmologista. Depois disso, é fundamental porque o grau pode mudar a curvatura, o olho pode ficar um pouquinho mais seco.

Posts Relacionados

Onde se exercitar ao ar livre em Curitiba Que os exercícios são importantes para uma vida saudável todos sabem. Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso estar matriculado em um...
Brilho no olhar Se você não é de uma tribo localizada na África Subsahariana, certamente a partir dos 45, 50 anos vai se deparar com alguma dificuldade para enxergar....
Como acabar com as varicoses O cuidado com o corpo, rosto e cabelo estão presentes na rotina da maioria das mulheres. Afinal, quem não quer olhar no espelho e se sentir belíss...

Viverno digital

Loading...