Os benefícios e cuidados necessários com as lentes de contato

É possível dispensar o uso dos óculos com lentes de contato descartáveis

30 de março de 2016 - Por: Redação


Saúde_lentes-de-contato-618x420

É possível dispensar o uso dos óculos ou ainda ter a cor desejada dos olhos com lentes de contato descartáveis. Mas antes de sair por aí e comprar em qualquer lugar é bom considerar alguns cuidados que são imprescindíveis para não prejudicar a visão, como buscar orientações seguras de um médico oftalmologista. Para oferecer algumas informações importantes, entrevistamos a oftalmologista do Hospital de Olhos, Dra. Luciane Moreira.

POR QUE TEM AUMENTADO O NÚMERO DE PESSOAS QUE USA LENTE DESCARTÁVEL?

A razão é simples. Os avanços tecnológicos em materiais e desenhos nesta área da Oftalmologia foram tantos que muitos usuários não percebem que usam uma lente. Um exemplo desses avanços é a chegada recente no mercado de uma lente descartável multifocal. Além disso, atualmente o custo dessas lentes está bem acessível à maioria da população.

QUAL O BENEFÍCIO DAS DESCARTÁVEIS?

São lentes de uso social, para quem usa a lente apenas de vez em quando como ir a uma festa ou praticar esporte. Elas são armazenadas individualmente e o usuário utiliza apenas uma vez. Dispensam, portanto, produtos de conservação e o paciente também evita riscos de contaminação por meio de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.

POR QUE PROCURAR UM ESPECIALISTA?

Porque você está vestindo sua córnea. É como comprar uma roupa de um tamanho maior ou menor. Vai ficar desconfortável.  Se você compra uma lente muito pequena vai começar a doer, se usa uma muito grande ela vai dançar no seu olho. Em uma hora você não sente, mas em cinco horas vai incomodar. É preciso saber a curvatura exata do olho e para isso é preciso fazer um exame que se chama ceratometria, eventualmente o mapeamento de superfície (topografia) e a refração para avaliar o grau.

O Hospital de Olhos do Paraná  conta com o Centro de Orientação em Lentes de Contato, que oferece a instrução correta e total segurança aos pacientes. Vale ressaltar que o usuário de lentes de contato pode ter complicações induzidas, facilitadas ou agravadas em consequência de alterações pelo trauma provocado por uma lente inadequada.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO FAZER UM NOVO EXAME?

Até um ano não precisa passar novamente pela avaliação do oftalmologista. Depois disso, é fundamental porque o grau pode mudar a curvatura, o olho pode ficar um pouquinho mais seco.

Posts Relacionados

Preservação do meio ambiente Todos falam sobre animais silvestres vendidos como mercadorias em terras brasileiras, mas poucos ajudam a mudar este quadro. O Criadouro Conservacioni...
Nova clínica de odontologia conceitual em Curitiba... Já imaginou poder contar com designers de sorrisos? É assim que os cirurgiões-dentistas Ronaldo Hirata e Cristian Higashi se denominam. Os sócios ...
Sem TPM Os implantes hormonais usados para suspender a menstruação sempre foram controversos. Não bastasse essa discussão, o método é cada vez mais procurado ...

Viverno digital

Loading...