Qualidade de vida e a equipe multidisciplinar

A atuação de uma equipe composta por vários profissionais é essencial para o bem-estar do paciente

21 de novembro de 2017 - Por: Redação

Logo_VCH PEQUENA

APRESENTA

Qualidade de vida e a equipe multidisciplinar

A abordagem feita pela equipe multidisciplinar auxilia na melhora da qualidade de vida do paciente, pois possibilita um tratamento de forma mais integral e resolutiva das necessidades apresentadas, acolhendo a individualidade e multidimensionalidade dessa pessoa. “Nesse modelo cada profissional apoia e promove condutas terapêuticas a partir de diferenças técnicas que apresentam entre si. A equipe multidisciplinar articula diferentes saberes e ações na construção de um plano terapêutico em comum”, comenta a enfermeira do Valencis Curitiba Hospice, Fernanda Tuoto.

“No Valencis, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, acupunturista além de advogados, profissionais da área da arquitetura e equipe administrativa para atuar de forma coordenada com a equipe clínica com foco no bem-estar e acolhimento do paciente e família”, explica Fernanda.

 

COMO CADA UM ATUA?

É importante entender que cada profissional atua colocando o seu saber em prática, no entanto, esse saber é sempre complementar e articulado com os demais profissionais da equipe, e está comprometido com um propósito comum de auxiliar o paciente e sua família no processo de adoecimento.

Assim sendo, o ideal é que cada profissional atue de forma comunicativa com sua equipe de trabalho, vislumbrando um bom relacionamento. Outro ponto a ser ressaltado é a implicação emocional que a equipe multidisciplinar em Cuidados Paliativos tem no cuidado com esse paciente e família, pois também identifica em si o sofrimento humano existente na situação de adoecimento incurável. 

“A enfermagem é o elo entre a equipe multidisciplinar, paciente e família. Pelo fato de a equipe de enfermagem permanecer 24 horas ao lado do paciente e de sua família, consegue traduzir de forma mais genuína as vontades e necessidades que são apresentadas pelos mesmos. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no Valencis são treinados para atuar com pacientes paliativos garantindo a compreensão da abordagem oferecida e as técnicas relacionadas à sua atuação”, finaliza a enfermeira Fernanda.

 

 


VALENCIS CURITIBA HOSPICE

Rua Euclides da Cunha, 841 | Bigorrilho

41 3079-8080

valencis.com.br

Posts Relacionados

Água com limão. Sim, ou não? Beber água com limão pela manhã antes do desjejum caiu no gosto das mulheres. Nesta onda das musas fitness, como Gabriela Pugliesi, a bebida está faze...
Sua coluna agradece Foto: Divulgação   Com o corre-corre do dia a dia, o tempo que a gente fica no carro é absurdo. Pegar o filho na escola, ir para reunião, ...
Exercícios são a receita para cura da depressão   A depressão pode ser o ponto de partida para uma mudança de vida, depende da maneira como você encara este problema. Já pensou em inclui...

Viverno digital

Loading...