Que tal usar a ergonomia a seu favor?

Depois do agito das férias, o ritmo do trabalho volta ao normal. Fique atenta para não errar na postura

22 de fevereiro de 2018 - Por: Redação

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Que o computador passou a ser um item indispensável, estamos todos cientes. Seu uso acontece não apenas no trabalho, mas também em casa. “A digitação feita de forma exaustiva, numa postura inadequada pode certamente gerar problemas musculoesqueléticos”, fala a Dra. Ludmila de Castro da Clínica Saúde Curitibana.

“É aí que a ergonomia entra para ajudar! A altura da mesa em relação à estatura do indivíduo é muito importante e deve ser observada. A posição do teclado, o apoio para o antebraço, são detalhes que podem fazer diferença para não haver desconforto ou lesão”, complementa.

FIQUE ATENTA

Pessoas que trabalham com o punho desviado na direção do dedo mínimo tendem a desenvolver tendinite na região próxima ao polegar. Estes problemas por uso excessivo de computadores, tablets ou celulares são extremamente comuns.

“O diagnóstico de L.E.R. (Lesões por Esforços de Repetição) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são para as pessoas que usam excessivamente computadores, aparelhos eletrônicos, repetindo sempre os mesmos movimentos. É preciso ficar atenta caso a dor se prolongar para após o uso”, recomenda a doutora.

Neste caso deve-se procurar um profissional para avaliar o local da dor.  A L.E.R. envolve mecanismos de agressão que incluem desde esforços de repetição até outros mecanismos relacionados a algumas atividades de trabalho como vibração e postura inadequada.

Segundo a doutora Ludmila, prestar atenção e cuidar do local de trabalho evita uma série de problemas futuros que podem comprometer a sua saúde. “Há também medidas que podem ser realizadas como forma de prevenção. Fazer uma pausa de 15 minutos no trabalho para alongar o corpo; em casa, alongar a região da dor e ter uma boa noite de sono. Afinal, uma noite reparadora ajuda a evitar o stress e possíveis lesões musculares. Dormir numa cama confortável, adequada ao nosso tamanho e peso, ajuda a colocar em prática alguns princípios da ergonomia.”

 

Você pode até saber, mas não custa relembrar

# Mantenha boa postura quando usar o teclado

# Use sempre uma cadeira com encosto e deixe os pés apoiados no chão

# Evite ficar girando ou inclinando o tronco ao trabalhar em frente ao computador. Deixe os itens que mais usa posicionados diretamente a sua frente para facilitar

# Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo

# Exercícios ajudam a manter a forma física e diminuir a tensão dos usuários de computadores

 

 


Foto Dra LudmillaDRA. LUDMILA DE CASTRO

CLÍNICA DA SAÚDE CURITIBANA

Rua Comendador Araújo, 86 | Centro

(41) 3402-2434

 

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