Saiba por que você deve consumir leguminosas

Elas auxiliam no bom funcionamento do corpo e ajudam a manter a saúde em dia

7 de setembro de 2016 - Por: Angélica Mujahed


Alimentação_Leguminosas

Quem busca por uma vida mais saudável sabe que aliar uma alimentação equilibrada a exercícios físicos é uma das formas de diminuir riscos de doenças e problemas de saúde. Assim, é fundamental ofertar ao corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar da melhor maneira, como proteínas, vitaminas e minerais.

 

Por isso variar no cardápio é tão importante! As leguminosas, por exemplo, ajudam a transformar os sabores e as cores das proteínas que entram em seu prato. Além de possuírem fibras que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuírem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

 

A nutricionista Alessandra Luglio explica que a ingestão diária de uma porção desses alimentos é importante em uma dieta balanceada. “As leguminosas são pobres em gordura saturada, ricas em fibra e possuem proteínas importantes para o corpo humano. Além disso, este grupo alimentar tem baixo índice glicêmico, o que promove mais saciedade”, ensina.

 

BENEFÍCIOS DE ALGUMAS LEGUMINOSAS:

 

Ervilha

Fonte de fibras solúveis, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras e açúcares e a regular o intestino, além de ser rica em vitaminas e minerais.

 

Feijão

Fornece proteínas e fibras, alem de minerais como fósforo, que está presente na membrana das células; magnésio, que além de estar envolvido na estrutura de ossos e dentes, também é importante para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ferro, que atua na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do organismo. Para melhorar a absorção do ferro presente nele, consuma um alimento fonte de vitamina C na mesma refeição, como um suco de acerola ou um limão espremido na salada, por exemplo.

 

Lentilha

Rica em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

 

Soja

Rica em fibras e gorduras poli-insaturadas, ela se destaca por sua proteína que pode ser absorvida pelo organismo e tem alta digestibilidade. Além de consumi-la cozida em saladas e refogados, é possível variar com outros produtos à base dela.

 

Fonte: Ades

 

 

 

Posts Relacionados

Água com limão. Sim, ou não? Beber água com limão pela manhã antes do desjejum caiu no gosto das mulheres. Nesta onda das musas fitness, como Gabriela Pugliesi, a bebida está faze...
Amor acima de qualquer desafio     Por Tânia Mary Gomez Colo de mãe protege e beijo de mãe ajuda a sarar. Toda mãe é fortaleza, não importa a idade. Muitas mu...
Estressado? Saiba como a acupuntura pode ajudar APRESENTA   Quantos compromissos você tem essa semana? Quantas metas a bater? Quantas coisas deseja fazer, mas acaba não fazendo nenhuma? T...

Viver no digital

Loading...