Saiba por que você deve consumir leguminosas

Elas auxiliam no bom funcionamento do corpo e ajudam a manter a saúde em dia

7 de setembro de 2016 - Por: Angélica Mujahed


Alimentação_Leguminosas

Quem busca por uma vida mais saudável sabe que aliar uma alimentação equilibrada a exercícios físicos é uma das formas de diminuir riscos de doenças e problemas de saúde. Assim, é fundamental ofertar ao corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar da melhor maneira, como proteínas, vitaminas e minerais.

 

Por isso variar no cardápio é tão importante! As leguminosas, por exemplo, ajudam a transformar os sabores e as cores das proteínas que entram em seu prato. Além de possuírem fibras que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuírem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

 

A nutricionista Alessandra Luglio explica que a ingestão diária de uma porção desses alimentos é importante em uma dieta balanceada. “As leguminosas são pobres em gordura saturada, ricas em fibra e possuem proteínas importantes para o corpo humano. Além disso, este grupo alimentar tem baixo índice glicêmico, o que promove mais saciedade”, ensina.

 

BENEFÍCIOS DE ALGUMAS LEGUMINOSAS:

 

Ervilha

Fonte de fibras solúveis, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras e açúcares e a regular o intestino, além de ser rica em vitaminas e minerais.

 

Feijão

Fornece proteínas e fibras, alem de minerais como fósforo, que está presente na membrana das células; magnésio, que além de estar envolvido na estrutura de ossos e dentes, também é importante para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ferro, que atua na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do organismo. Para melhorar a absorção do ferro presente nele, consuma um alimento fonte de vitamina C na mesma refeição, como um suco de acerola ou um limão espremido na salada, por exemplo.

 

Lentilha

Rica em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

 

Soja

Rica em fibras e gorduras poli-insaturadas, ela se destaca por sua proteína que pode ser absorvida pelo organismo e tem alta digestibilidade. Além de consumi-la cozida em saladas e refogados, é possível variar com outros produtos à base dela.

 

Fonte: Ades

 

 

 

Posts Relacionados

Vamos à feira? Cereja, framboesa, amora, morango... Hmmm, essas frutas te deixam com água na boca? Se sim, temos uma ótima notícia! Elas podem fazer bem para o cabel...
Cuidado com os ruídos APRESENTA Sabemos que ruídos altos fazem mal a nossa audição, certo? Ouvir música alta, barulho de trânsito, barulho de máquinas no ambiente de t...
Um refúgio para a terceira idade Dr.ª Rosangela Alencar: “Aqui no Lar o idoso se sente amparado, seguro e sabe que nunca vai estar sozinho” (Foto: Jessica Bruning) Todos imaginamo...

Viverno digital

Loading...