Saiba tudo que acontece nos três trimestres da gravidez

Conheça as transformações que mamãe e bebê sofrem ao longo da gestação

3 de julho de 2018 - Por: Redação

(Foto: Gus Wanderley)

Conheça as mudanças ocorridas ao longo dos três trimestres da gravidez (Foto: Gus Wanderley)

 

1º trimestre

A partir do momento em que a sua gravidez é confirmada, já está no primeiro trimestre! Aqui começa a maravilhosa viagem de 40 semanas de uma célula minúscula que se transforma em um novo ser humano.

Mãe:  Nessas primeiras semanas, é normal sofrer de enjoos e náuseas, assim como aversão a determinados alimentos ou mesmo desejos. Como o útero cresce muito rápido (ele triplica de tamanho), é comum que você vá ao banheiro com mais frequência, principalmente à noite. As instabilidades emocionais aparecem, então fique preparada para o choro fácil, as gargalhadas sem motivo, medo e incertezas.

Bebê: Para o bebê, essa etapa da gravidez é marcada pelo rápido desenvolvimento. O sistema nervoso começa a se formar e o coração a pulsar. Ao final do primeiro trimestre, os principais órgãos do bebê já estão formados. Ainda é difícil determinar o sexo, mas já começam a definir as unhas das suas mãozinhas e dos pés.

 

2º trimestre

É marcado por uma série de exames de avaliação e por ser o mais tranquilo para a mãe. Nessa fase, já é possível determinar o sexo do seu bebê!

Mãe:  Conforme o terceiro trimestre vai se aproximando, seu centro de gravidade vai mudando e, para se equilibrar, as mamães começam a afastar os pés, dando origem ao famoso “andar de pato”. As roupas e os sapatos começam a apertar e o sutiã antigo precisa ser trocado porque os seios aumentam.

Bebê:  O bebê continua seu desenvolvimento a todo vapor! Os órgãos são ajustados e detalhes como cílios, sobrancelhas, impressões digitais e fios de cabelo vão aparecendo. O bebê está praticamente todo formado e já é possível que ele consiga ouvir a voz da mãe.

 

3º trimestre

Esse trimestre parece o mais longo devido ao cansaço acumulado e à ansiedade. É o momento perfeito para combinar todos os detalhes do parto com o obstetra e aproveitar os últimos dias para relaxar

Mãe:  Na reta final, o enorme tamanho da sua barriga de grávida pode trazer-lhe algumas dificuldades para se movimentar e dormir. Além disso, com o fim da gravidez se aproximando, a ansiedade toma conta, desde a incerteza com relação ao tipo de parto até a vontade de ver logo a carinha do filho. Nada disso faz mal para o bebê, mas pode tornar os dias mais longos para a mãe. Procure encarar as coisas com tranquilidade, confiar em seu médico e pensar positivo.

Bebê: No último trimestre os olhos e os ouvidos do bebê já funcionam bem, conseguindo perceber a luminosidade e os sons à sua volta. Além disso, os seus órgãos já acabaram de se formar e o seu bebê já se mexe diariamente, dando para perceber as mudanças de humor e até quando ele tem soluços. Aos poucos ele vai se posicionando com a cabeça para baixo e se preparando para vir ao mundo.

 

Fonte: Juliana Chalupe – ginecologista e obstetra

Posts Relacionados

Tá bombando! Delivery de roupas infantis Foto: Vanin Fotografias   Num mundo em que existem tantas opções, ter uma loja em que você confia vale muito. Você ganha tempo e a certeza...
De corpo e alma A técnica milenar chinesa é muito conhecida por tratar problemas e doenças crônicas, mas o que muitas pessoas não sabem é que ela pode ser uma ótima a...
Saudável desde pequeno Você já parou para pensar que o seu bebê é uma página em branco? Tudo que você ensinar a ele a chance de ele reproduzir no futuro é enorme. Então,...

Viverno digital

Loading...