Saiba tudo que acontece nos três trimestres da gravidez

Conheça as transformações que mamãe e bebê sofrem ao longo da gestação

3 de julho de 2018 - Por: Redação

(Foto: Gus Wanderley)

Conheça as mudanças ocorridas ao longo dos três trimestres da gravidez (Foto: Gus Wanderley)

 

1º trimestre

A partir do momento em que a sua gravidez é confirmada, já está no primeiro trimestre! Aqui começa a maravilhosa viagem de 40 semanas de uma célula minúscula que se transforma em um novo ser humano.

Mãe:  Nessas primeiras semanas, é normal sofrer de enjoos e náuseas, assim como aversão a determinados alimentos ou mesmo desejos. Como o útero cresce muito rápido (ele triplica de tamanho), é comum que você vá ao banheiro com mais frequência, principalmente à noite. As instabilidades emocionais aparecem, então fique preparada para o choro fácil, as gargalhadas sem motivo, medo e incertezas.

Bebê: Para o bebê, essa etapa da gravidez é marcada pelo rápido desenvolvimento. O sistema nervoso começa a se formar e o coração a pulsar. Ao final do primeiro trimestre, os principais órgãos do bebê já estão formados. Ainda é difícil determinar o sexo, mas já começam a definir as unhas das suas mãozinhas e dos pés.

 

2º trimestre

É marcado por uma série de exames de avaliação e por ser o mais tranquilo para a mãe. Nessa fase, já é possível determinar o sexo do seu bebê!

Mãe:  Conforme o terceiro trimestre vai se aproximando, seu centro de gravidade vai mudando e, para se equilibrar, as mamães começam a afastar os pés, dando origem ao famoso “andar de pato”. As roupas e os sapatos começam a apertar e o sutiã antigo precisa ser trocado porque os seios aumentam.

Bebê:  O bebê continua seu desenvolvimento a todo vapor! Os órgãos são ajustados e detalhes como cílios, sobrancelhas, impressões digitais e fios de cabelo vão aparecendo. O bebê está praticamente todo formado e já é possível que ele consiga ouvir a voz da mãe.

 

3º trimestre

Esse trimestre parece o mais longo devido ao cansaço acumulado e à ansiedade. É o momento perfeito para combinar todos os detalhes do parto com o obstetra e aproveitar os últimos dias para relaxar

Mãe:  Na reta final, o enorme tamanho da sua barriga de grávida pode trazer-lhe algumas dificuldades para se movimentar e dormir. Além disso, com o fim da gravidez se aproximando, a ansiedade toma conta, desde a incerteza com relação ao tipo de parto até a vontade de ver logo a carinha do filho. Nada disso faz mal para o bebê, mas pode tornar os dias mais longos para a mãe. Procure encarar as coisas com tranquilidade, confiar em seu médico e pensar positivo.

Bebê: No último trimestre os olhos e os ouvidos do bebê já funcionam bem, conseguindo perceber a luminosidade e os sons à sua volta. Além disso, os seus órgãos já acabaram de se formar e o seu bebê já se mexe diariamente, dando para perceber as mudanças de humor e até quando ele tem soluços. Aos poucos ele vai se posicionando com a cabeça para baixo e se preparando para vir ao mundo.

 

Fonte: Juliana Chalupe – ginecologista e obstetra

Posts Relacionados

Ashtanga o quê? Ashtanga Vinyasa... é de comer? Não, não é. Trata-se de um sistema de yoga desenvolvido, provavelmente, por Sri K. Pattabhi Jois para crianças e adole...
Academia para ciclistas abre em Curitiba Aqueles que praticam ciclismo profissional ou simplesmente amam andar por aí sobre duas rodas, terão um novo espaço exclusivo para treinar em Curi...
Pizza diferenciada para o Dia das Crianças Para animar ainda mais o Dia das Crianças, o restaurante Alessandro & Frederico decidiu criar uma pizza diferente. Nos próximos dias 11 e 12 de ou...

Viverno digital

Loading...