Os riscos para a saúde de quem trabalha sentado

Passar muito tempo sentado pode prejudicar a circulação e causar doenças

8 de novembro de 2016 - Por: Redação

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A maioria dos brasileiros trabalha sentado e na frente de um computador. Mas você sabia que passar mais de oito horas por dia nessa posição pode aumentar em 10% o risco de morte e ainda aumenta as chances de desenvolver doenças vasculares?

Um estudo publicado na revista britânica The Lancet trouxe esse alerta. Mas, calma, não precisa ficar assustado! É possível reverter a situação com alguns hábitos simples, como destaca o cirurgião vascular Dr. Cristiano Schmitt. “Caminhar a cada duas horas para bombear o sangue é essencial. Realize também exercícios movimentando os pés a cada hora de trabalho que você passa sentado”.

Já as piores posições possíveis para se sentar é com as pernas dobradas ou sobre as pernas. “Isso pode impedir que o sangue circule e ainda pode causar trombose arterial ou venosa”, relata.

 

POR QUE NÃO FAZ BEM?

Quando se passa muito tempo sentado a gravidade puxa o sangue em sentido aos pés. “Como não há uma bomba, assim como o coração, para impulsioná-lo para cima, o sangue se acumula nas veias, podendo deteriorar as válvulas venosas e causar varizes”, explica Dr. Cristiano.

Outro alerta é para a formação de coágulos no interior das veias pelo sangue com velocidade diminuída. “Esse coágulo pode causar trombose nas pernas ou ir em direção ao pulmão e causar tromboembolismo pulmonar. Por isso é tão importante caminhar a cada duas horas quando se faz uma longa viagem de avião, carro ou ônibus e ainda usar meias elásticas nessas situações”, ensina.

 

EXERCÍCIOS SÃO ESSENCIAIS

O cirurgião frisa que são várias as doenças vasculares existentes e que passar tempo sentado e sem praticar nenhum exercício pode agravar a situação. “As doenças mais comuns são as varizes e a doença arterial obstrutiva crônica. Para preveni-las, o ‘remédio’ é praticar atividade física três horas por semana, vigiar o peso, tendo cuidado para não engordar e nem ficar no efeito sanfona, manter uma dieta saudável e ingerir bastante líquido”.

Outros cuidados necessários para manter a saúde vascular são cuidar da glicemia, do colesterol e da pressão arterial. “Realize um check up vascular uma vez ao ano para ter certeza de que está tudo bem”, adiciona o profissional.

 

ALGUMAS MANEIRAS DE NÃO PREJUDICAR SUA SAÚDE DURANTE O DIA A DIA:

– Use a cadeira correta. Modelos ergonômicos, com descanso para o braço, e que têm regulagem do assento e do encosto são ideais

– Faça pausas ao longo do dia. Procure levantar a cada hora para caminhar, fazer alongamentos ou beber água. Parece simples, mas faz uma grande diferença

– Pés apoiados sempre. Seja no chão ou em um apoio portátil, o importante é não deixar os pés soltos. O correto é que, quando você estiver sentado, suas pernas formem um ângulo de 90 graus

– Postura é essencial. Para evitar dores e lesões, respeite a curvatura natural das costas. Uma dica é manter sempre as costas em contato com o encosto da cadeira

– Lembre-se do pescoço. Regule a altura do monitor para que a tela fique um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima

 

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