Sempre alerta: mantenha as vacinas em dia e garanta a saúde da criançada

As vacinas protegem bebês e crianças das mais variadas doenças! Por isso, é importante que os pais estejam atentos ao calendário e mantenham todas em ordem

9 de julho de 2018 - Por: Redação

As vacinas são muito importantes para manter a saúde das crianças em dia (Foto: Nadalin Fotografia)

As vacinas são muito importantes para manter a saúde das crianças em dia (Foto: Nadalin Fotografia)

 

A saúde do seu bebê precisa de cuidados desde muito cedo. Na verdade, começa antes da gestação. Mas isso é um assunto para depois…. Nos primeiros dias de vida, além do teste do pezinho, é fundamental que o pequeno receba a dose única de BCG, vacina que protege contra a tuberculose. Também é recomendado que os recém-nascidos tomem a primeira dose da vacina que protege contra a Hepatite B, cujos reforços devem ser dados aos 2 e aos 6 meses de idade. Nos primeiros seis meses da criança, o calendário de vacinação inclui as imunizações contra difteria, coqueluche e tétano (tríplice bacteriana); haemophilus influenzae (relacionada com infecções, principalmente, no nariz e garganta); rotavírus, para prevenção de doença que causa diarreia grave em crianças; assim como as vacinas pneumocócica – que protege contra doenças como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia – e meningocócica conjugada, que protege as crianças contra meningite e sepse.

De acordo com a endocrinopediatra e diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli, aderir ao calendário de vacinação é um cuidado que impactará, positivamente, por toda a vida da criança imunizada. Conforme observa a especialista, recomenda-se também que a primeira dose de vacina contra febre amarela seja ministrada aos 9 meses, com uma dose de reforço sendo dada aos 10 anos. Além disso, ao completar um ano, é indicado que a criança tome a primeira dose de proteção contra a hepatite A e seja imunizada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e com a vacina de catapora (varicela). Tanto para a tríplice viral, quanto para a vacina contra catapora, é recomendável aplicar a segunda dose entre os 15 e 18 meses de vida.

A partir dos 10 anos, outra vacina de extrema importância é a que imuniza contra o vírus HPV, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18, que são os mais associados com o surgimento, na vida adulta, de verrugas genitais, câncer de colo do útero, de garganta, dentre outras doenças.

 

Ambiente acolhedor

Um levantamento divulgado em junho pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, alertou que há um risco de aumento de incidência tidas antes como esquecidas. Isso porque, os índices de coberturas vacinais de bebês e crianças estão em queda. De acordo com o Ministério, a imunização atingiu o nível mais baixo do país em quase duas décadas. Entre as vacinas com redução na cobertura estão as que protegem os pequenos contra sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, difteria, varicela, rotavírus e meningite.

Pensando nisso, o Frischmann Aisengart, de Curitiba, que dispõe destas vacinas em suas unidades, criou um ambiente acolhedor e seguro para os bebês, crianças e seus pais e/ou acompanhantes. Destaque para a famosa turma do Scooby-Doo, em que os personagens estão ilustrados nos ambientes onde são dadas as doses de vacina. Nosso serviço de vacinas dispões de enfermagem treinada, certificada e dedicada ao processo de vacinação além do suporte de médicos para eventuais efeitos colaterais. Após a aplicação da vacina, nossos pequenos heróis são premiados com um kit que inclui máscara, jogos e um certificado de coragem.

O cuidado no atendimento pediátrico se estende também aos exames de análises clínicas, em que, após ter o material coletado por profissionais capacitados, a criança recebe o mesmo kit de brincadeiras.

E, como mencionado no início da nossa conversa, o cuidado com a saúde do seu bebê começa antes da gestação. A atualização e adequação da carteira de vacinas da futura mamãe é extremamente importante. O setor de vacinas do Laboratório Frischmann Aisengart também está preparado para o atendimento da população adulta.

 


Frischmann Aisengart /// Mais informações estão disponíveis no site do Laboratório Frischmann Aisengart que é inteiramente dedicado a vacinação: www.labfavacinas.com.br.

Posts Relacionados

Saiba as diferenças entre Dengue, Zika e Chikungun... Neste verão um assunto tem tomado conta das conversas entre amigos, das matérias de jornais e tem sido uma preocupação recorrente entre as grávidas: D...
Espetáculo gratuito de “O Trenzinho do Caipira” ne... Foto: Divulgação   No domingo, dia 28, acontecerá a sexta edição da série de apresentações gratuitas da Cia do Abração. A peça faz parte d...
Entenda a importância do alongamento   APRESENTA   Se você pratica exercícios físicos, com certeza sabe que é preciso alongar antes de dar início a atividade. Mas não d...

Viverno digital

Loading...