Não faça a louca da TPM!

Alivie os sintomas com mudança de hábito e alimentação

12 de fevereiro de 2016 - Por: Redação

Muitas mulheres sofrem com o período que antecede a menstruação. Irritabilidade, instabilidade emocional e dor de cabeça são alguns dos problemas que podem ocorrer. Além desses sintomas, segundo o ginecologista e obstetra do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Edison Luiz de Almeida Tizzot, o choro fácil, aumento de peso e falta de concentração também caracterizam a TPM. Mas será que é possível domar essa “fera interior” cuidando da alimentação?

ALIMENTOS AMIGOS

Para a nutricionista do hospital, Maria Inez Fuentes, alguns alimentos podem ajudar.

– Soja e vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve flor e couve são opções indicadas não somente nesse período. Devem ser inclusos diariamente na alimentação para reduzir os sintomas.

– Fontes de ômega 3, encontrados em peixes como salmão, truta, sardinha, atum e cavalinha, ajudam a aliviar a tensão por conta de seu efeito anti-inflamatório.

– Fontes de fibras, como nozes, frutas e cereais integrais auxiliam a modular os níveis de estrogênio. Alimentos ricos em triptofano, como feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha, por exemplo, aumentam a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Sofre com cólicas e retenção de líquidos? O consumo de leite e derivados e vegetais de folhas verde-escuras ajudam porque contém cálcio, que diminui a contração muscular, as dores nas costas e até o nervosismo.

 

MUDANÇA DE HÁBITOS

De acordo com o ginecologista e obstetra, a ingestão de açúcar, cafeína e da gordura presente nos chocolates provocam picos de glicemia que aumentam a irritabilidade e outros sintomas emocionais. “O ideal é manter uma dieta leve e praticar exercícios aeróbicos, esta é a melhor receita para a TPM”, afirma.

 

SUCOS PARA FAZER EM CASA E DRIBLAR OS MALES DA TPM

Suco Amarelo

1/2 mamão

rodelas de abacaxi com o talo

2 unidades de damasco

água de coco

2 rodelas de gengibre

1 colher de café de linhaça ou gérmen de trigo

 

Suco Vermelho

1/2 maçã com casca

1 xícara de amoras

1 colher café de mel

200ml de chá de camomila

1 colher de café de linhaça

 

Suco de Frutas Vermelhas

100gr de frutas variadas vermelhas (morango, amora, framboesa, mirtilo, gojiberry)

1 colher sobremesa de linhaça

1/2 mamão

1 maçã vermelha com casca

200ml de água de coco ou iogurte desnatado natural

Posts Relacionados

Livre-se da micose no verão   Durante o verão, as altas temperaturas aliadas ao suor, a água do mar, piscina, areia e a terra são combinações perfeitas para o apareci...
Brilho no olhar Se você não é de uma tribo localizada na África Subsahariana, certamente a partir dos 45, 50 anos vai se deparar com alguma dificuldade para enxergar....
Alimentação para uma vida melhor Foto: Jamie Street   Por: Tânia Mary Gomez   O que nem todo mundo sabe é que a alimentação também tem muito a ver com câncer. M...

Viver no digital

Loading...