Tudo o que você precisa saber sobre lipoaspiração

Mitos e verdades sobre a cirurgia queridinha das mulheres para remodelar o corpo

22 de maio de 2018 - Por: Redação

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Nem tudo que se escuta por aí sobre lipoaspiração é verdade. A cirurgia está entre as mais procuradas pelas mulheres para remover as gordurinhas indesejadas e delinear o corpo, mas ainda gera muitas dúvidas. A gente foi atrás do cirurgião plástico Marlon Chiaratti, da Clínica Delineare, para explicar para você o que é mito ou verdade sobre esse procedimento.  

 

Lipoaspiração x emagrecimento

Mito. Essa técnica é recomendada para quem quer retirar os excessos de gordura de algumas regiões do corpo, como abdômen, coxas e braços. E, como o nome já diz, a cirurgia aspira a gordura da área desejada e a elimina do corpo. Portanto, não serve para emagrecer, e sim para esculpir regiões específicas.

 

Pode engordar depois?

Verdade. É comum ouvir que alguém engordou depois de uma lipo. Isso pode ocorrer, claro, se a paciente não desenvolver hábitos de vida saudáveis como os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos.

 

Pode-se fazer uma lipo em mais de uma parte do corpo?

Verdade. A lipoaspiração é realizada em uma ou mais partes do corpo para remover o excesso de gordura e melhorar o delineamento corporal. É realizada em geral na cintura, coxas, braços ou queixo, por exemplo. Pode-se também fazer a lipoaspiração associada a outras cirurgias, como mamoplastia e abdominoplastia. É importante salientar que existe um limite de segurança e que somente a avaliação cuidadosa do cirurgião plástico é capaz de defini-lo.

 

Resultado só depois de 6 meses

Mito. Em geral, os principais resultados são visíveis nos primeiros 30 dias. Normalmente os pacientes recebem alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Depois desse período, é importante o uso de cintas modeladoras e realização de drenagem linfática. Tudo isso aliado a uma boa alimentação faz com que os resultados possam ser visíveis muito antes de 6 meses.

 

Lipoaspiração x celulite

Mito. O depósito de gordura do organismo acontece basicamente em duas camadas, uma superficial e outra profunda. Em geral, a celulite está relacionada à camada mais superficial e mais próxima da pele. A lipoaspiração tem como foco principal a camada mais profunda de gordura para que o resultado seja mais natural e se evitem irregularidades após a lipoaspiração. Assim, a lipo não é um procedimento indicado para melhorar o aspecto da celulite.

 

Dá para fazer lipo junto de outras cirurgias plásticas?

Verdade. Isso é muito comum como já foi comentado. Claro que depende dos exames pré-operatórios para saber se a paciente pode ou não realizar mais de uma cirurgia simultaneamente. Na prática o que se observa muito é que as pacientes que vão se submeter a uma mamoplastia ou abdominoplastia acabam realizando junto uma lipoaspiração. A vantagem disso é o fato de passar apenas por um período pós-operatório.

 

Minilipo, hidrolipo, lipo light funcionam?

Mito. Somente a lipoaspiração é o procedimento realmente indicado e reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Os demais nomes estão associados a formas de divulgação para transmitir uma sensação de novidade e atrair mais pacientes.

 

Existe limite de idade?

Verdade. Adolescente com corpo em formação e pacientes com idade avançada ou com algum problema de saúde não podem se submeter à cirurgia. O que determina também quem pode ou não são as condições de saúde do paciente.

 

O frio é a melhor época para a cirurgia?

Mito. Não existe uma indicação médica para que as cirurgias sejam realizadas mais nesta época. Entretanto, os meses de junho e julho são os de maior procura por cirurgias plásticas, em geral, por que  as pacientes optam por uma recuperação mais agradável com o uso de cintas modeladoras, ou porque esta época coincide com as férias escolares dos filhos.

 


MARLON CHIARATTI

Clínica Delineare | Av. Cândido de Abreu, 70, Sala 301 | Centro Cívico

(41) 3322-5360

 

Posts Relacionados

Terapias Integrativas: conheça seus benefícios APRESENTA Terapias de diversos tipos têm ajudado pessoas a ter uma melhor qualidade de vida quando estas recebem um diagnóstico de uma doença c...
Inchaços no calor Você sente as pernas incharem quando as temperaturas sobem? Se a resposta é sim, o cirurgião vascular, Cristiano Schmitt explica: “Isso acontece porqu...
Apoio psicológico para pacientes em fase terminal APRESENTA Ser diagnosticado com uma doença que ameaça a vida não é nada fácil, por isso o acompanhamento com Cuidados Paliativos se faz tão imp...

Viverno digital

Loading...