Yoga em casa: 10 dicas para dar um start na prática

Professora Thais Dalla Zanna indica os primeiros passos para um iniciante na atividade

12 de março de 2018 - Por: Redação

Foto: Divulgação

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Que tal dar um up no seu bem-estar físico e emocional? A yoga é uma prática perfeita para este objetivo. Além do corpo, com flexibilidade, força e condicionamento físico, trabalha a mente para deixar o estresse de lado e levar a vida de forma mais leve.

E para quem é iniciante na prática, a professora Thais Dalla Zanna, da Namu Cursos, explica os principais pontos e dá dicas de como realizar em casa com segurança.

 

  • Crie um ritual:

    Estabeleça um horário para se dedicar aos exercícios e introduza na sua rotina. O importante nesse início é a constância na prática para que ela faça parte do seu dia a dia.

 

  • Encontre um lugar tranquilo e amplo:

    Pode ser um espaço interno ou externo, porém lembre-se de verificar móveis e objetos antes de iniciar a atividade. O chão deve ser plano e liso para seu conforto e segurança.

 

  • Use roupas confortáveis:

    Use roupas que permitam a livre movimentação do corpo.

 

  • Evite se alimentar antes da prática:

    O ideal é realizar os exercícios com o estômago vazio para evitar refluxo e mal-estar. Caso esteja sem energia, tome um suco de frutas ou uma colher de mel pelo menos 30 minutos antes.

 

  • Providencie um MAT – o famoso tapetinho de yoga:

    Ele deve ser antiderrapante e ter aderência ao seu corpo. É possível utilizar substituições, mas com alguns cuidados. Pode utilizar um cobertor, toalha ou almofada nas posturas sentadas e deitadas. Porém, estas substituições não são antiderrapantes e, por isso, não devemos usá-las para as posturas em pé.

 

  • Analise a necessidade de acessórios complementares que podem favorecer a prática:

    Os blocos de EVA são uma ótima opção para quem não alcança o chão em uma postura de flexão, por exemplo, pois é leve, firme e aderente ao solo. No início, caso não tenha o bloco, substitua por um livro de capa dura com uma grande espessura. As faixas ou cintos são uma ótima opção. Existem faixas e cintos no mercado, mas opções caseiras são muito bem-vindas, desde que sejam firmes e resistentes.

 

  • Tenha almofadas firmes e volumosas:

    Elas são essenciais para seu conforto em algumas posturas sentadas, pois a força e flexibilidade nas costas, pernas e abdômen ainda não são suficientes para manter a coluna ereta. Com a almofada, é possível evitar dores na coluna, lombar, virilha e pernas.

 

  • Faça um momento de meditação para entrar em concentração plena na hora da prática:

    Permaneça com a coluna reta e o pescoço no prolongamento da coluna, como se as vértebras se deslocassem, abrindo espaço entre elas e entre os órgãos abdominais. As pernas ficam enraizadas no chão, confortavelmente. Ombros, braços e musculatura da face ficam relaxados.

 

  • Respeite seus limites:

    Inicie com as posturas mais simples e vá gradualmente aumentando a complexidade dos exercícios. A evolução na prática requer tempo e dedicação.

 

  • Busque orientação de profissionais especializados:

    É muito importante adquirir conhecimento e experiência para ter segurança na prática, por isso busque ler e assistir profissionais especializados.

 

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