6 dicas para cuidar de orquídeas em casa

Para manter suas flores belas e saudáveis é só seguir esse passo-a-passo

14 de setembro de 2016 - Por: Redação

Jardinagem_orquídeas

Foto: Mariana Barcellos

 

Muitas pessoas ganham ou compram orquídeas e não sabem como cultivá-las. Realmente elas são flores especiais, mas saiba que com alguns simples cuidados é possível manter as orquídeas belas por muito tempo em sua casa! A proprietária da Agapanthus Floricultura e membro da Academia Brasileira de Artistas Florais, Márcia Carazzai, compartilhou algumas dicas:

 

1. Se a planta estiver embalada em papel ou vaso plástico, retire-a da embalagem e substitua por cachepô ou vaso cerâmico. Faça constante remoção de flores murchas e folhas com fungos ou amareladas.  A conservação e a drenagem serão mais eficientes.

 

2. Verifique a umidade da terra ou substrato com a ponta dos dedos. Molhe 1 ou 2 vezes por semana, cuidando para que toda a base da planta seja molhada. Derrame água direto na terra e deixe escorrer o excesso.

 

3. Evite o acúmulo de água no prato, vaso ou cachepô. Jamais coloque água diretamente nas flores.

 

4. Dê atenção aos brotos. Quando reiniciar a brotação, mantenha a planta em local arejado e fresco, sem incidência de sol direto. Fazer regas periódicas sem encharcar a planta. Fazer constante remoção de flores murchas e folhas com fungos ou amareladas.

 

5. Evite locais com ar condicionado e exposição próxima à lâmpada dicróica ou halógena. Evite vento. Paredes de vidro costumam transmitir excesso de calor, prejudicial à planta.

 

6. Promova limpeza periódica da planta. Faça constante remoção de flores murchas e folhas com fungos ou amareladas com o auxílio de uma tesoura esterilizada.

 


Viver no digital

Loading...