6 dicas para montar sua biblioteca em casa

Tudo sobre organização, limpeza e design do seu cantinho da leitura

27 de fevereiro de 2018 - Por: Redação

Se você ama os livros, provavelmente já sonhou em ter a sua própria biblioteca em casa e poder organizar sua coleção em um único espaço. No entanto, mais do que objetos de décor, os livros necessitam de cuidados para que tenham a conservação garantida e que também componham um ambiente confortável, aconchegante, onde você possa relaxar e assimilar um pouquinho de cultura todo dia. Pensando nisso, a VIVER preparou 6 dicas para você criar seu cantinho da leitura!

 

Um ambiente confortável e aconchegante:

Capriche nas almofadas e poltronas macias. Quanto às cores, escolha por tons mais cleans, já que a reunião de livros deixa o ambiente, consequentemente, mais escuro.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Invista no design:

Prateleiras modernas, poltronas diferenciadas e fora daqueles padrões clássicos são bons exemplos para inovar e criar um espaço cheio de personalidade. Se quiser algo mais tradicional, não há problema – a sala de leitura ficará com ares sofisticados.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Uma estante harmoniosa:

Porta-retratos, globos de neve e outras peças queridas trazem equilíbrio quando dispostas junto aos livros. Outra dica é colocar alguns volumes deitados e outros de pé, pois dá movimento à estante.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Evite o mofo:

Use uma flanela seca para tirar o pó. Se a estante fica em um lugar com um pouco de umidade, espalhe pelas prateleiras algodão embebido em terebintina. Troque a cada três meses.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Organize seus livros:

Encontre uma maneira de organizar os seus livros que pareça fazer sentido para você. Pode ser por ordem alfabética de título ou de autor, por gênero e até por cores. O importante é que seja uma organização que permita que você encontre o livro que está procurando sem demora.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Sem distrações:

Evite colocar aparelhos de TV ou rádio no cômodo ou próximos à esse ambiente. A leitura é uma atividade de introspecção, requer silêncio e concentração.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Posts Relacionados

Receber com estilo Fotos: Nenad Radovanovic Com um apartamento de 85 m² no bairro Juvevê, em Curitiba, uma médica escolheu a arquiteta Carla Kiss para transformar a s...
Muito além do MDF Fotos: Kelly Knevels   Essa semana o gerente de Tendências da Masisa, Solon Cassal, esteve em Curitiba para conversar com jornalistas sobr...
Valorize seu espaço gourmet A ideia é unir a cozinha à sala de estar, ao bar e à adega para recepcionar amigos e familiares, criando uma interação entre as pessoas. Confira algun...

Viverno digital

Loading...