Curitiba será tema de escola de samba de São Paulo

Nenê de Vila Matilde vai levar a capital do Paraná para sambódromo do Anhembi

26 de outubro de 2016 - Por: Redação


cultura_ Curitiba escola SPAlemao- feminino

Fantasia com inspiração na imigração alemã  

 

O carnavalesco da escola de samba Nenê de Vila Matilde, do Grupo Especial de São Paulo, Alex Fão, veio a Curitiba apresentar as primeiras imagens das fantasias e alegorias que irão compor o desfile da Escola em 2017, cujo tema é a capital paranaense. O encontro foi promovido pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), e reuniu autoridades e empresários locais que conheceram os detalhes artísticos do desfile que levará a imagem da cidade de Curitiba para o mundo.

Com o enredo “Coré Etuba- A Ópera de todos os povos, terra de todas as gentes, Curitiba de todos os sonhos!” a Nenê de Vila Matilde quer fazer um resgate histórico da formação da cidade e retratar toda a sua diversidade étnica, cultural e artística. “Quando comecei a pesquisar Curitiba me surpreendi com o que encontrei. A cidade é tão rica que poderíamos fazer não apenas um, mas vários desfiles diferentes” afirmou Alex Fão.

De acordo com o carnavalesco, o público assistirá um belo encontro entre a águia, símbolo da Escola, e a gralha azul, descobrirá as origens africanas e indígenas de Curitiba, a construção de sua identidade, religiosidade e das características que a fazem modelo para o Brasil. “O meu maior desafio foi sintetizar tudo o que descobri. Foi muito difícil fazer algumas escolhas  porque isso implicou em cortar temas maravilhosos que mereciam ser mostrados, mas tenho certeza que os curitibanos vão se emocionar com o que verão na avenida ” completa.

“Esta é um oportunidade única de promovermos a cidade e estimamos um expressivo impacto no aumento do fluxo turístico local. Estamos incentivando o envolvimento do setor e dos curitibanos neste projeto porque os benefícios serão de toda a população” declarou Adonai Aires de Arruda Filho presidente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB).

 

Grande evento

Durante o encontro foi anunciado ainda a iniciativa local para arrecadar fundos de apoio ao desfile da Escola paulistana. Capitaneado pela Serra Verde Express e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), acontece no dia 24 de novembro, na Rua da Música da Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame, o “Curitiba Samba na Ópera”, primeiro evento oficial pré-carnaval da cidade.

A festa contará com shows das principais Escolas de Samba de Curitiba (Mocidade Azul, Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Os Internautas e Império Real de Colombo) e integrantes da Nenê de Vila Matilde para uma grande homenagem ao samba e uma mostra do que será desfilado no Sambódromo do Anhembi, em 2017.

O evento acontece em duas etapas. Das 19h30 às 21h30 na Ópera de Arame, com show exclusivo, e das 21h30 às 23h, na Rua da Música da Pedreira Paulo Leminski, com ambientação especial e atmosfera de ensaio de geral de Escolas de Samba.  O local contará com  food trucks, acessibilidade e segurança. A entrada se dará, exclusivamente, por meio de convites e a renda será revertida para o desfile de carnaval da Nenê de Vila Matilde.

 

cultura_ Curitiba escola SPArtes Plasticas- cor azul

As artes plásticas serão representadas na avenida

 

cultura_ Curitiba escola SPTropeiros

Os tropeiros têm seu espaço garantido no enredo na Nenê de Vila Matilde

Posts Relacionados

VIVER Supermães: educação dos filhos no mundo atua... Ellen Nogueira, mediadora do bate-papo, a escritora Ana Cardoso e o educador Marcos Meier (Foto: Kelly Knevels)   Já que maio é o mês das ...
Inscrições abertas para a Meia Maratona de Curitib... Foto: Divulgação   Um dos pontos turísticos e culturais mais conhecidos da cidade, o Museu Oscar Niemeyer (MON) será o ponto de partida da...
Fotógrafo curitibano apresenta suas cores no livro... O fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto lança sua primeira coleção de livros. Intitulada “Primárias”, são três publicações divididas nas cores verm...

Viverno digital

Loading...