Os encantos de Porto de Galinhas

O lugar é um paraíso e tem um universo incrível de possibilidades

1 de março de 2017 - Por: Luis Fernando Carneiro


Um dos lugares mais bonitos do Brasil, com águas cristalinas, recifes de corais, peixes multicoloridos e muitos coqueirais, Porto de Galinhas tem um universo incrível de possibilidades. Reserve alguns dias por lá e descubra cada uma delas. Sol é o que não vai faltar.

Para ter um dia perfeito em Porto de Galinhas você tem que estar atento à tábua de marés. Explico: o balneário pernambucano a 40 minutos de Recife é famoso por um imenso conjunto de arrecifes que fica bem próximo da orla. O horário de saída para o passeio de jangada às piscinas naturais depende da maré baixa. Chegando lá é possível mergulhar nas piscinas naturais cristalinas com centenas de peixes ao seu redor e entender por que a partir dos anos 1990 essa vila de pescadores repleta de lendas que se confundem com a história do Brasil Colonial transformou-se num respeitável polo turístico.

Porto, como é carinhosamente chamada por lá, é repleta de maravilhas naturais e berço de um rico ecossistema marinho, fauna e flora revezam-se entre coqueirais e a densa vegetação do mangue. O cenário é inspiração para a gastronomia requintada dos restaurantes e para um serviço hoteleiro que atende a todos os gostos e bolsos, de simples pousadas aos mais luxuosos resorts.

A VIVER foi recebida pela Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, uma organizada associação responsável pelo desenvolvimento turístico da região, que alinha hotéis, restaurantes e todos os integrantes do trade por um atendimento de excelência aos turistas e visa também à sustentabilidade. No site deles você confere as opções de hospedagem e gastronomia.

 

 

TEM QUE IR

Não adianta. Turista tem que turistar. Para isso, aqui vai a listinha Top 8 do que fazer em porto

1 Os arrecifes de corais. De jangada chega-se a eles e às piscinas naturais, de água morninha, que permitem nadar entre cardumes de peixes. Só é preciso tomar cuidado para não pisar em algum ouriço.

2 Uma experiência interessante é o passeio de jangada pelo rio Maracaípe. Ali você tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Depois, passe na sede do Projeto Hippocampus, entidade que atua no estudo e na preservação dessa espécie. projetohippocampus.org

3 O ateliê de Gilberto Carcará, artista plástico famoso por esculpir galinhas com raízes de coqueiros, conta com uma exposição permanente, ao ar livre. É a Mitos do Mundo, com esculturas de famosos espalhadas pelas ruas da Vila. Amy Winehouse, Elvis Presley, Frida Kahlo e Michael Jackson convidam para uma foto. facebook.com/carcarapgalinhas

4 Como nem só de belezas naturais vive Porto de Galinhas, existem muitas lojas e ateliês de artesanato. E não precisa dizer que a galinha é onipresente por ali. Souvenir oficial da região, ela aparece em cerâmica, madeira, crochê, tecido e o que mais a criatividade permitir.

5 Vale a pena conferir a loja Gatos de Rua, do designer Beto Keller, que tem preocupação socioambiental e oferece grande variedade de bolsas, bijuterias e objetos decorativos. gatosderua.com.br

6 Apesar de ser um espaço pequeno e bem simples, vale dar uma passadinha na ONG EcoAssociados, principalmente se você estiver com crianças. É um trabalho muito bonito monitoramento em prol da conservação das tartarugas marinhas nos 12 km de praias do litoral. ongecoassociados.weebly.com

7 Não deixe de conhecer as outras praias da região. Apesar de Porto de Galinhas ser a mais famosa, há mais 18 km para serem explorados. Em uma ponta fica a movimentada Borete, perto da vila, e na outra ponta, Toquinho, pouco conhecida pelos turistas e que separa Ipojuca do município de Tamandaré.

8 O passeio pelas praias pode ser de buggy pela areia ou por estradas asfaltadas. O roteiro clássico inclui muito vento no rosto e contempla as praias de Muro Alto, Cupe, da Vila e Maracaípe.


Leia também: onde ficar em Porto de Galinhas


 

diversao_porto de galinhas Pit stop

PIT STOP GOURMET

Nem só de tapioca e bolo de rolo vive Porto de Galinhas. O balneário pernambucano é parada obrigatória para quem ama comer bem. São temperos e aromas regionais que se aliam à mais alta gastronomia em restaurantes cheios de personalidade.

BEIJUPIRÁ / No coração de Porto, o Beijupirá é um dos restaurantes mais badalados. Utilizando elementos rústi­cos da região e harmonizando perfeitamente com clima de praia do Nordeste brasileiro, oferecem no cardápio comi­das diferenciadas que misturam pescados a frutas locais, como o Camarulu, o Beijucastanha, e a Lagostanga.

 

DOMINGOS RESTAURANTE / A decoração toda com elementos na cor branca dá ao restaurante um charme interessante. A cozinha tem inspiração internacional, fru­to da experiência do proprietário e chef Domingos em top points como o Hotel Ouro Verde (uma das melho­res cozinhas do Brasil nas décadas de 1950 a 1980) e a Boate Hipopotamu’s. O destaque é a adega e uma sala climatiza­da para até 20 pessoas.

 

JOÃO RESTAURANTE / Aqui a dica é para quem gosta de uma vista paradisíaca e comida de primeira. O restau­rante do João é comandado pelo João Adauto, que depois de abrir vários estabelecimentos em Porto, resolveu apos­tar na sua qualidade de vida e num atendimento diferen­ciado aos seus clientes à beira-mar da praia de Maracaípe. As caipirinhas com as exóticas frutas locais valem muito a pena. Ah, e também a cartola de brigadeiro, versão exclu­siva da famosa sobremesa pernambucana à base de queijo e banana.

 

BARCAXEIRA / Na frente do restaurante, a galinha escul­pida em raiz de coqueiro com a camisa do Clube Atlético Paranaense chama atenção dos curitibanos. A especialida­de do Barcaxeira é o que eles chamam de macaxeira gra­tinada, mais conhecida por escondidinho. E, sim, existem várias opções como a tradicional de carne de sol, charque, bacalhau, filé mignon, camarão e até uma opção com bró­colis.

 

LA CRÊPERIE / Cansou das opções, digamos, mais pé na areia? A dica é conhecer esse que é um dos mais char­mosos e antigos restaurantes do badalado balneário per­nambucano. O cardápio conta com vários ingredientes preparados artesanalmente, com destaque para os crepes salgados e doces.

 


diversao_porto de galinhas_praia carneiro

CARNEIROS

Só pela Praia dos Carneiros, em Tamandaré, a ida a Pernambuco teria valido a pena. Não é à toa que ela está no ranking das 25 mais belas do planeta, na pre­miação “Travellers’ Choice”, do site de viagens TripAd­visor. A praia fica a 58 km de Porto de Galinhas, quase na divisa com o estado de Alagoas e precisa constar na sua lista.

Carneiros possui uma atmosfera ao mesmo tempo rús­tica e romântica. Os coqueiros à beira-mar se unem à areia branca e às piscinas naturais de águas mornas e cristalinas. A cereja do bolo é uma igrejinha pé na areia que parece que foi feita para o visitante não se esquecer de agradecer ao Criador por tanta beleza.

Posts Relacionados

Agende-se: de Gabriel, o Pensador à peça de teatro... Gabriel, o Pensador O cantor solta o verbo neste domingo, dia 21, às 22h, no bar +55. Hits como “Cachimbo da Paz” e “2345meia78” fazem parte do rep...
Maiara & Maraísa em Caiobá Vai passar as férias de verão em Caiobá? No dia 30 de dezembro quem se apresenta no Garden Hall é uma das duplas sertanejas mais famosas do país, ...
Seis lugares para curtir o horário de verão em Cur... O horário de verão está chegando! Para te ajudar a curtir o melhor da estação mais quente do ano, preparamos uma lista de bares, restaurantes e cafés ...

Viverno digital

Loading...