Os encantos de Porto de Galinhas

O lugar é um paraíso e tem um universo incrível de possibilidades

1 de março de 2017 - Por: Luis Fernando Carneiro


Um dos lugares mais bonitos do Brasil, com águas cristalinas, recifes de corais, peixes multicoloridos e muitos coqueirais, Porto de Galinhas tem um universo incrível de possibilidades. Reserve alguns dias por lá e descubra cada uma delas. Sol é o que não vai faltar.

Para ter um dia perfeito em Porto de Galinhas você tem que estar atento à tábua de marés. Explico: o balneário pernambucano a 40 minutos de Recife é famoso por um imenso conjunto de arrecifes que fica bem próximo da orla. O horário de saída para o passeio de jangada às piscinas naturais depende da maré baixa. Chegando lá é possível mergulhar nas piscinas naturais cristalinas com centenas de peixes ao seu redor e entender por que a partir dos anos 1990 essa vila de pescadores repleta de lendas que se confundem com a história do Brasil Colonial transformou-se num respeitável polo turístico.

Porto, como é carinhosamente chamada por lá, é repleta de maravilhas naturais e berço de um rico ecossistema marinho, fauna e flora revezam-se entre coqueirais e a densa vegetação do mangue. O cenário é inspiração para a gastronomia requintada dos restaurantes e para um serviço hoteleiro que atende a todos os gostos e bolsos, de simples pousadas aos mais luxuosos resorts.

A VIVER foi recebida pela Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, uma organizada associação responsável pelo desenvolvimento turístico da região, que alinha hotéis, restaurantes e todos os integrantes do trade por um atendimento de excelência aos turistas e visa também à sustentabilidade. No site deles você confere as opções de hospedagem e gastronomia.

 

 

TEM QUE IR

Não adianta. Turista tem que turistar. Para isso, aqui vai a listinha Top 8 do que fazer em porto

1 Os arrecifes de corais. De jangada chega-se a eles e às piscinas naturais, de água morninha, que permitem nadar entre cardumes de peixes. Só é preciso tomar cuidado para não pisar em algum ouriço.

2 Uma experiência interessante é o passeio de jangada pelo rio Maracaípe. Ali você tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Depois, passe na sede do Projeto Hippocampus, entidade que atua no estudo e na preservação dessa espécie. projetohippocampus.org

3 O ateliê de Gilberto Carcará, artista plástico famoso por esculpir galinhas com raízes de coqueiros, conta com uma exposição permanente, ao ar livre. É a Mitos do Mundo, com esculturas de famosos espalhadas pelas ruas da Vila. Amy Winehouse, Elvis Presley, Frida Kahlo e Michael Jackson convidam para uma foto. facebook.com/carcarapgalinhas

4 Como nem só de belezas naturais vive Porto de Galinhas, existem muitas lojas e ateliês de artesanato. E não precisa dizer que a galinha é onipresente por ali. Souvenir oficial da região, ela aparece em cerâmica, madeira, crochê, tecido e o que mais a criatividade permitir.

5 Vale a pena conferir a loja Gatos de Rua, do designer Beto Keller, que tem preocupação socioambiental e oferece grande variedade de bolsas, bijuterias e objetos decorativos. gatosderua.com.br

6 Apesar de ser um espaço pequeno e bem simples, vale dar uma passadinha na ONG EcoAssociados, principalmente se você estiver com crianças. É um trabalho muito bonito monitoramento em prol da conservação das tartarugas marinhas nos 12 km de praias do litoral. ongecoassociados.weebly.com

7 Não deixe de conhecer as outras praias da região. Apesar de Porto de Galinhas ser a mais famosa, há mais 18 km para serem explorados. Em uma ponta fica a movimentada Borete, perto da vila, e na outra ponta, Toquinho, pouco conhecida pelos turistas e que separa Ipojuca do município de Tamandaré.

8 O passeio pelas praias pode ser de buggy pela areia ou por estradas asfaltadas. O roteiro clássico inclui muito vento no rosto e contempla as praias de Muro Alto, Cupe, da Vila e Maracaípe.


Leia também: onde ficar em Porto de Galinhas


 

diversao_porto de galinhas Pit stop

PIT STOP GOURMET

Nem só de tapioca e bolo de rolo vive Porto de Galinhas. O balneário pernambucano é parada obrigatória para quem ama comer bem. São temperos e aromas regionais que se aliam à mais alta gastronomia em restaurantes cheios de personalidade.

BEIJUPIRÁ / No coração de Porto, o Beijupirá é um dos restaurantes mais badalados. Utilizando elementos rústi­cos da região e harmonizando perfeitamente com clima de praia do Nordeste brasileiro, oferecem no cardápio comi­das diferenciadas que misturam pescados a frutas locais, como o Camarulu, o Beijucastanha, e a Lagostanga.

 

DOMINGOS RESTAURANTE / A decoração toda com elementos na cor branca dá ao restaurante um charme interessante. A cozinha tem inspiração internacional, fru­to da experiência do proprietário e chef Domingos em top points como o Hotel Ouro Verde (uma das melho­res cozinhas do Brasil nas décadas de 1950 a 1980) e a Boate Hipopotamu’s. O destaque é a adega e uma sala climatiza­da para até 20 pessoas.

 

JOÃO RESTAURANTE / Aqui a dica é para quem gosta de uma vista paradisíaca e comida de primeira. O restau­rante do João é comandado pelo João Adauto, que depois de abrir vários estabelecimentos em Porto, resolveu apos­tar na sua qualidade de vida e num atendimento diferen­ciado aos seus clientes à beira-mar da praia de Maracaípe. As caipirinhas com as exóticas frutas locais valem muito a pena. Ah, e também a cartola de brigadeiro, versão exclu­siva da famosa sobremesa pernambucana à base de queijo e banana.

 

BARCAXEIRA / Na frente do restaurante, a galinha escul­pida em raiz de coqueiro com a camisa do Clube Atlético Paranaense chama atenção dos curitibanos. A especialida­de do Barcaxeira é o que eles chamam de macaxeira gra­tinada, mais conhecida por escondidinho. E, sim, existem várias opções como a tradicional de carne de sol, charque, bacalhau, filé mignon, camarão e até uma opção com bró­colis.

 

LA CRÊPERIE / Cansou das opções, digamos, mais pé na areia? A dica é conhecer esse que é um dos mais char­mosos e antigos restaurantes do badalado balneário per­nambucano. O cardápio conta com vários ingredientes preparados artesanalmente, com destaque para os crepes salgados e doces.

 


diversao_porto de galinhas_praia carneiro

CARNEIROS

Só pela Praia dos Carneiros, em Tamandaré, a ida a Pernambuco teria valido a pena. Não é à toa que ela está no ranking das 25 mais belas do planeta, na pre­miação “Travellers’ Choice”, do site de viagens TripAd­visor. A praia fica a 58 km de Porto de Galinhas, quase na divisa com o estado de Alagoas e precisa constar na sua lista.

Carneiros possui uma atmosfera ao mesmo tempo rús­tica e romântica. Os coqueiros à beira-mar se unem à areia branca e às piscinas naturais de águas mornas e cristalinas. A cereja do bolo é uma igrejinha pé na areia que parece que foi feita para o visitante não se esquecer de agradecer ao Criador por tanta beleza.

Posts Relacionados

Onde aproveitar o Natal em Curitiba Decoração de Natal do Shopping Mueller (Foto: Nenad Radovanovic)   Adora a magia das festas de fim de ano? Saiba onde aproveitar o Natal e...
Aventuras pelo Deserto de Paracas Parte do território peruano é coberto por deserto. A três horas e meia de Lima, Paracas reserva impressionantes dunas e belíssimas praias. O destino é...
Mabu Thermas Grand Resort é considerado “Excellenc... Os hóspedes sócios do programa de férias do Mabu Thermas Grand Resort, que fica em Foz do Iguaçu, avaliaram suas estadias durante este ano no Resort, ...

Viverno digital

Loading...