Conheça o significado do nome das praças de Curitiba

Passamos diariamente por praças famosas no centro de Curitiba, mas você sabe o significado por trás do nome delas?

8 de fevereiro de 2019 - Por: Redação


Praça Rui Barbosa

praça-rui-barbosa

 

Uma das maiores praças curitibanas tem nome inspirado em um dos brasileiros mais famosos de todos os tempos. Sabe a primeira constituição que o Brasil teve depois de virar uma República? Rui Barbosa foi um dos principais autores ao lado de Prudente de Morais (que não por acaso dá nome à outra rua popular da cidade).

 

Praça Santos Andrade

praça-santos-andrade

 

Quem dá nome à “praça da UFPR” é José Pereira dos Santos Andrade, um paranaense high society que viveu no século XIX. Formou-se em Direito e era filho do dono de uma das maiores fábricas de erva-mate do estado. Além disso, foi colega do Rui Barbosa na elaboração da Constituição da 1891.


Praça Carlos Gomes

praça-Carlos-Gomes

 

Já Carlos Gomes foi um brasileiro que se destacou pelo seu talento musical. O compositor é aclamado até hoje pelos apreciadores da música clássica. Sua obra mais famosa é a ópera O Guarani.

 

Praça Generoso Marques

praça-generoso-marques

 

Também chamado de Dr. Generoso Marques, o curitibano que dá nome à praça onde fica localizado o Paço da Liberdade era quase um faz-tudo. Graduou-se em Direito, trabalhou na área da política (chegando a ser governador do Estado por um curto período) e ainda atuou como jornalista em alguns jornais.

 

Praça Dezenove de Dezembro

praça-dezenove-de-dezembro

 

Engana-se quem pensa que a praça que enfeita a Rua Cândido de Abreu com estátuas de Brasil Erbo Stenzel e Humberto Cozzo é chamada apenas de Praça do Homem Nu. O nome verdadeiro faz referência à data de inauguração do espaço, 19 de dezembro de 1953.

Posts Relacionados

Aventuras pelo Deserto de Paracas Parte do território peruano é coberto por deserto. A três horas e meia de Lima, Paracas reserva impressionantes dunas e belíssimas praias. O destino é...
Conheça a Índia com o guia de “Caminho das índias”... Para os viajantes de plantão que querem conhecer um lugar inusitado, que tal apostar na Índia? O destino, famoso por seus templos, palácios, cheiros e...
Nova Zelândia Apesar de ser confundida com a Austrália, a Nova Zelândia mostra que tem personalidade e muita história para contar  TEXTO E FOTO Daniela Franco Ross...

Viver no digital

Loading...